A Volvo vai estrear seu recurso Ride Pilot de “direção autônoma” na Califórnia

A Volvo vai estrear o “Ride Pilot”, sua versão de um recurso de direção autônomo semelhante ao Tesla, na Califórnia, a montadora anunciou na quarta-feira durante a CES 2022. Assim que for aprovado para uso em rodovias, a Volvo diz que vai oferecer o Ride Pilot como uma assinatura paga add-on para um novo SUV elétrico que planeja revelar ainda este ano. Posteriormente, ele levará o recurso para outros mercados em todo o mundo.

A empresa trabalhou com o desenvolvedor Zenseact e LiDAR, Luminar, para criar o Ride Pilot, e atualmente está testando o recurso na Suécia. Como você pode imaginar pelo envolvimento da Luminar, a Ride Pilot utilizará a tecnologia LiDAR, uma abordagem que coloca a Volvo em conflito com a Tesla. 

O CEO Elon Musk ficou famoso por chamar a tecnologia de “muleta” durante uma teleconferência de resultados de 2018. De acordo com a Volvo, a Ride Pilot utilizará um sensor Luminar Iris LiDAR complementado por oito câmeras, 16 sensores ultrassônicos e cinco radares para permitir que o software avalie a profundidade. Além disso, a empresa afirma que fará atualizações contínuas pelo ar para garantir que o recurso seja seguro para uso. 

📷 A Volvo vai estrear seu recurso Ride Pilot de “direção autônoma” na Califórnia | Techdoxx

“Quando dizemos auto-condução, queremos dizer auto-condução. Portanto, este será um recurso ou função em que o carro é realmente responsável pela direção, para que você não precise manter as mãos no volante e não precise tirar os olhos da estrada”, disse Martin Kristensson, chefe de AD e mobilidade na Volvo.

A Volvo diz que começará a testar o Ride Pilot na Califórnia em meados de 2022. Escolheu o estado por sua postura regulatória favorável aos veículos autônomos.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Engadget, Techdoxx.

Comente o que você achou desse post.