Eternit obtém patente verde por tecnologia de captação solar

Eternit obtém patente verde por tecnologia de captação solar compreendendo o módulo de captação de energia solar de telhas fotovoltaicas, que deve ser expandida para cerca de 20 países.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro de patente verde a Eternit para o processo de fabricação de seu módulo de captação de energia solar, utilizado nas telhas fotovoltaicas da empresa.

Com a tecnologia, agora patenteada, o grupo passa a deter o direito exclusivo de sua exploração comercial no Brasil. “Essa conquista demonstra não apenas a competência da Eternit, mas a capacidade da comunidade científica brasileira de desenvolver uma tecnologia de ponta e que é motivo de orgulho para nós”, disse o presidente da Eternit, Luís Augusto Barbosa.

De acordo com a empresa, foram cerca de três anos de testes e melhorias para que fosse desenvolvido o processo de fabricação que permite que o módulo de captação de energia solar seja aplicado sobre suas telhas de concreto e de fibrocimento, obtendo excelente performance mesmo em altas temperaturas. “Conseguimos desenvolver localmente uma tecnologia adequada ao mercado nacional com materiais brasileiros. Isso também abre a possibilidade de utilização desta mesma tecnologia para outras aplicações para além das telhas”, explicou o gerente de desenvolvimento de novos negócios da Eternit, Luiz Lopes.

A empresa busca agora a extensão da patente para cerca de 20 países, situados na América Latina, América do Norte, Ásia e Europa. Atualmente são duas linhas de telhas fotovoltaicas. Desde agosto de 2021, a empresa comercializa as telhas de concreto Tégula Solar e, no final do ano passado, recebeu registro do Inmetro para implementar projetos piloto da primeira telha de fibrocimento do Brasil, a Eternit Solar.

📷 Eternit obtém patente verde por tecnologia de captação solar | AEC Web

Agora, a empresa afirmou ter o intuito de expandir a patente para aproximadamente 20 países, em um planejamento que segue duas fases: a garantia da propriedade intelectual, e, em seguida, o licenciamento da tecnologia para outros fabricantes e mercados — uma estratégia que ampliaria as frentes de negócio da marca.

O presidente da Eternit, Luís Augusto Barbosa, comemorou a novidade. “Essa conquista demonstra não apenas a competência da Eternit, mas a capacidade da comunidade científica brasileira de desenvolver uma tecnologia de ponta e que é motivo de orgulho para nós.”

A linha de telhas Tégula Solar tem sido comercializada desde agosto de 2021, quando foi aprovada pelo Inmetro. No final de 2021, a empresa recebeu o aval, também do Inmetro, para seguir com a implementação de projetos de desenvolvimento da telha de fibrocimento no Brasil — que está com conclusão prevista ainda para 2022.

O segundo modelo, quando aprovado, poderá ser instalado em pequenos comércios, estabelecimentos públicos como escolas e hospitais, casas populares e construções voltadas para o agronegócio, entre outros. O intuito é democratizar o acesso à energia renovável no Brasil.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: AEC Web, Canal Energia.

Comente o que você achou desse post.