Após críticas, Bolsonaro justifica recusa de ajuda da Argentina à Bahia

O Ministério das Relações Exteriores negou autorização do envio de ajuda humanitária por parte do governo da Argentina às vítimas das enchentes na Bahia, segundo informou, em nota, o governo do estado.

De acordo com o comunicado, o governo argentino se colocou disposto a enviar imediatamente ao sul da Bahia uma missão com profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para as vítimas dos estragos que foram causados pelas fortes chuvas no estado.

O governo baiano afirmou que recebeu um documeto do consulado argentino informando a decisão da União na noite desta quarta-feira (29). Na dispensa aos esforços do país vizinho, o governo brasileiro afirmou que a crise na Bahia está “sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”.

Na última segunda-feira, 27, o governo argentino ofereceu o apoio da Comissão Capacetes Brancos, um grupo especializado em assistência humanitária, nas cidades baianas de Vitória da Conquista e Itambé. Bolsonaro disse que o auxílio seria “muito caro para o Brasil” e que as Forças Armadas e a Defesa Civil já estão trabalhando na região atingida.

📷 Após críticas, Bolsonaro justifica recusa de ajuda da Argentina à Bahia | O Antagonista

O presidente ainda ressaltou que o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão, que ofereceu ajuda com “barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água”. Esses equipamentos ainda devem chegar à Bahia em aviões ou serem comprados no mercado brasileiro.

A notícia de que o governo federal havia recusado a ajuda da Argentina ocorreu horas após o governador da Bahia, Rui Costa (PT), agradecer publicamente o apoio oferecido pelo país vizinho. Já haviam se passado dois dias desde a oferta de ajuda argentina, e Costa ressaltou que apenas aguardava o aval do Ministério das Relações Exteriores.

A Argentina é comandada por Alberto Fernández, de esquerda e simpatizante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e, por isso, tem a antipatia ideológica de Bolsonaro.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria social.

Fonte: Veja, CNN Brasil.

Comente o que você achou desse post.