Xiaomi está construindo fábrica que fará 300 mil carros elétricos por ano

A Xiaomi havia anunciado em setembro que estava planejando começar a desenvolver seus próprios veículos elétricos, agora a empresa está pronta para dar o principal passo nesse projeto. Isso porque a gigante chinesa construirá uma fábrica de veículos elétricos em Pequim, com a instalação supostamente sendo capaz de fabricar até 300 mil carros por ano.

Quem afirma isso é a agência de desenvolvimento econômico Beijing E-Town, via Reuters, que afirma que a empresa está planejando começar a operar as novas instalações em no máximo 2 anos. Além das fábricas, a empresa também deve estabelecer na capital da China a sede da sua divisão de pesquisas e vendas de veículos elétricos.

Caso se confirme a informação da construção da fábrica e que ela realmente tenha a capacidade de fazer 300 mil unidades por ano, isso significaria um número bastante impressionante e mostraria que a empresa está apostando alto para sua divisão de veículos elétricos. As informações apontam que a planta da fábrica será construída em duas fases e que a Xiaomi quer começar a produção em massa do seu primeiro carro elétrico em 2024.

Um ponto que pode ser bastante importante para a empresa é as suas lojas de varejo espalhadas pela China, e outras regiões do mundo. Isso porque a gigante chinesa pretende utilizar as suas lojas já existentes como uma maneira de ajudar a vender os seus carros, não precisando abrir concessionárias.

Uma fábrica em Pequim sugere que a Xiaomi quer se tornar uma fabricante de veículos elétricos convencionais, produzindo carros populares. Isso significa que ela pode estar querendo entrar no mercado de carros elétricos para competir principalmente com rivais como a Nio e Xpeng, além de disputar o mercado contra empresas estrangeiras como a Tesla e futuramente a Apple, se ela continuar os planos de produção do Apple Car.

Entretanto, desde o anuncio que iria entrar no mercado de veículos elétricos, a Xiaomi não detalhou muito os seus planos, afirmando apenas que investiria cerca de US $ 10 bilhões nessa sua nova divisão. Os esforços da empresa em vender seu próprio carro vem da vontade de se tornar menos dependente da venda de smartphones

📷 Xiaomi está construindo fábrica que fará 300 mil carros elétricos por ano | InsideEVs

Governo chinês elogia Xiaomi

O Partido Comunista da China anunciou a assinatura do acordo por meio de sua conta oficial no WeChat e elogiou a Xiaomi por sintetizar a “excepcional tecnologia chinesa” e implantar práticas de fabricação inteligentes.

Funcionários da zona econômica de Beijing também disseram, segundo o South China Morning Post, que darão total suporte à nova montadora e que esperam dar início à linha de montagem o mais rápido possível. A primeira etapa de fabricação está prevista para começar em 2024.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Mundo Conectado, Olhar Digital.

Comente o que você achou desse post.