Tani Adewumi: Refugiado nigeriano de 10 anos se torna mestre nacional de xadrez nos EUA

Já uma figura conhecida no mundo do xadrez, Tanitoluwa Emmanuel Adewumi ganhou as manchetes depois de se tornar um Mestre Nacional no torneio Fairfield County Chess Club Championship em Connecticut. O menino de 10 anos era um refugiado nigeriano que vivia em um abrigo para sem-teto em Manhattana e agora está perseguindo o sonho de se tornar o mais jovem grande mestre do mundo. 

Conforme relatado há dois anos em nossa página de notícias, tudo começou com uma coluna de opinião de domingo no New York Times: uma história sobre um refugiado nigeriano de 8 anos que vivia com sua família em um abrigo para sem-teto e acabou de voltar do New York State Scholastic Chess Championship , em Saratoga Springs, NY, com um troféu “quase tão grande quanto ele”. 

Desde então, as coisas só melhoraram para o talentoso garoto da Nigéria. Uma campanha GoFundMe foi montada para a família por Russel Makofsky, que supervisionou o programa de xadrez na escola primária de Tani, e foi vinculada pelo The Times com o objetivo inicial de atender às necessidades imediatas de moradia da família. Em dois dias, a meta da campanha foi aumentada para US $ 50.000 após a resposta esmagadora do público. Então a história realmente decolou.

📷 Tani Adewumi: Refugiado nigeriano de 10 anos se torna mestre nacional de xadrez nos EUA | Razões Para Acreditar

Um doador que ouviu sua história ofereceu à família um apartamento sem aluguel por um ano perto da escola de Tani, relata Kristof em uma coluna de acompanhamento para o The Times.

A família de Tani deixou o norte da Nigéria em 2017 como refugiada e se mudou para a cidade de Nova York, informou o New York Times. Enquanto sua família morava em um abrigo para sem-teto, Tani aprendeu a jogar xadrez na escola. 

Quando sua família não conseguiu pagar os custos de inscrição no programa de xadrez da escola, o professor de xadrez Russell Makofsky dispensou as taxas. Tani conquistou o campeonato estadual do jardim de infância até a terceira série em 2019.

“É algo inédito para qualquer criança, muito menos para uma em um abrigo para sem-teto”, disse Makofsky ao USA TODAY na época. 

Veja mais conteúdo relacionado em nossa categoria diversidade.

Fonte: Chess Base, USA Today.

Comente o que você achou desse post.