SpaceX lançará a 1ª tripulação inteiramente civil à órbita da Terra

Mais um empresário bilionário deve viajar ao espaço esta semana, a bordo da cápsula de um foguete da SpaceX e como parte de uma equipe de turismo espacial pronta para fazer história como a primeira tripulação totalmente civil lançada à órbita da Terra.

Jared Isaacman, o norte-americano fundador e executivo-chefe da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, vai liderar outros três companheiros novatos em voos espaciais em uma viagem que deverá durar três dias, desde a decolagem em Cabo Canaveral, na Flórida, até o desembarque no Atlântico.

O magnata da tecnologia de 38 anos de idade investiu uma soma não divulgada, mas presumivelmente exorbitante, para que o colega bilionário e proprietário da SpaceX, Elon Musk, viabilizasse levá-lo junto a mais três companheiros de viagem especialmente selecionados a bordo de uma cápsula do foguete Dragon da SpaceX.

A cápsula Crew Dragon da SpaceX voará além da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

— O risco não é zero — disse Isaacman em um episódio de um documentário da Netflix sobre a missão.

— Você está viajando em um foguete a 17.500 milhas (28 mil quilômetros) por hora ao redor da Terra. Neste tipo de ambiente há riscos — explicou.

📷 SpaceX lançará a 1ª tripulação inteiramente civil à órbita da Terra | Seu Dinheiro

A SpaceX já transportou pelo menos 10 astronautas para a ISS em nome da Nasa, mas esta será a primeira vez que viajarão astronautas não profissionais.

A decolagem está programada para quarta-feira, a partir das 20h (21h de Brasília). A aeronave será lançada da plataforma 39A do Kennedy Center da Nasa, na Flórida, de onde partiram as missões Apolo rumo à Lua.

Durante os três dias em órbita, eles terão sono, frequência cardíaca, sangue e habilidades cognitivas examinados. Os tripulantes passarão por testes antes e depois da missão para um estudo do impacto da viagem em seus corpos.

A ideia é acumular dados para futuras missões com passageiros privados. O objetivo declarado da missão é tornar o espaço acessível para mais pessoas, embora as viagens espaciais permaneçam parcialmente abertas para poucos privilegiados.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: CNN Brasil, Gauchazh.

Comente o que você achou desse post.