SoundCloud: veja a sua real situação

A plataforma SoundCloud está na boca do povo nas redes sociais e em sites de notícias por um assunto que está correndo, nos últimos dias, de sua possível falência, vamos entender até que ponto os boatos são verdadeiros.

Criado para ser um espaço online de compartilhamento de música em 2007, o SoundCloud foi crescendo muito e criando novas funcionalidades, como a distribuição de músicas oficiais dos artistas, comentários nas faixas, sistemas de incorporação do player em outros sites e redes, serviços de direitos autorais, etc.

O SoundCloud se tornou e é até hoje muito querido dos músicos e de uma massa gigantesca de público que acompanha, gerando milhões e milhões de dólares ao longo dos anos. Atualmente é também uma rede social, garantindo que os usuários troquem mensagens facilmente utilizando a plataforma e ouvindo as tracks.

Ao longo de sua valorosa caminhada, o SoundCloud como rede social e também central de negócios para muitíssimos músicos passou por algumas dificuldades, atualização de funcionalidades e interface e até mesmo polêmicas, basicamente envolvendo diretrizes de direitos autorais e as funcionalidades que esse sistema exige bem como suas responsabilidades.

Para quem não conhece, segue o player atual da companhia:

☁ Player de áudio incorporado | SoundCloud (Música: Want You, Artistas: Gabe & Rocksted)

Hoje, a notícia que corre é que o SoundCloud pode falir dentro de 50 dias, segundo informações de seus representantes quando houve, próximo do dia 2 de julho, uma demissão de 40% de seus funcionários, cerca de 173 empregos desfeitos e dois escritórios fechados.

Os CEO’s da empresa ainda não confirmaram nada referente à falência, mas admitiram que o estado financeiro é crítico mesmo depois das demissões

E assim começam as especulações de todo o tipo, principalmente na internet, já que a empresa que começou como uma startup de muito sucesso, internautas do mundo todo discutem sobre o tema.

Dentre as possibilidades mais prováveis são:

  • Alguns bugs no sistema do site e app da plataforma que podem ter atrapalhado o seu desempenho a ajudado a acarretar uma essa tal crise, como por exemplo nesse mesmo último ano, a empresa sofreu com erros de streaming e também com a queda no seu sistema;
  • Boatos de ex-funcionários e usuários próximos da empresa de que ela poderá ser comprada ou simplesmente ter suas atividades congeladas por não ter dinheiro para se manter no ar;
  • Outros que citam uma suposta derrota em alguns seguimentos pela Spotify;
  • Também citam o fato que o SoundCloud errou em se basear mais em músicos amadores e menos em grandes artistas comercias.

Essas e algumas outras especulações são encontradas na internet, o que nos proporciona é que realmente a empresa deve estar passando por um momento bem complicado de sua história.

📷 Animação SoundCloud | GIPHY

Opinião:

“Acredito que o SoundCloud, de uma maneira geral era bem sólido. Não acostumava a ver ele nem como startup mais, já que temos basicamente como exemplo de startups empresas que estão no seu início de atividade, ainda em processo de engajamento. Confesso que como um usuário da plataforma, não esperava que uma situação dessas era possível, mas o fato de ter acontecido alguns supostos erros é preocupante. Não conheço a fundo a trajetória da companhia, mas de um modo geral, acredito que o sucesso do SoundCloud irá perdurar e essa será apenas uma má fase, que trará lições a serem tomadas.”

E o Brasil, é claro, não podia ficar de fora de toda essa discussão, muitos músicos brasileiros são usuários da plataforma e também estão especulando sobre o assunto, em suas redes sociais digitais.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: TechTudo

Comente o que você achou desse post.