Sorvete, frutas e piscina: veja como animais em zoológicos fazem para se refrescar

Ainda é primavera, mas já faz calor de verão. Devido às altas temperaturas, alguns zoológicos e espaços de preservação animal estão ajudando os bichos a se refrescarem com várias opções: sorvete, frutas congeladas e até piscina.

Em Jundiaí (SP), a Associação Mata Ciliar, local que cuida de animais em reabilitação e desenvolve ações de conservação, está se preocupando em deixar o ambiente mais refrescante para os animais. Alguns, inclusive, tem seu próprio tanque com água para nadar a vontade: é o caso das onças-pintadas.

“Para alguns recintos que não têm tanque d´água, molhamos parte da área com mangueira para deixar o ambiente mais refrescante. A água dos bebedouros são trocados com maior frequência já que a água fica morna mais rápido”, explicou o responsável pela comunicação da Mata Ciliar, Samuel Nunes.

A maior parte dos recintos da associação já é naturalmente coberto por vegetação, de acordo com Samuel. Ele explicou que, por se tratar de um centro de reabilitação, o ideal é que o lugar reproduza o ambiente natural.

Além do ambiente, a alimentação também se adapta. Algumas frutas e opções de alimentos gelados são oferecidas aos animais da associação.

“Preparamos alguns alimentos congelados, como se fosse um sorvete, uma forma de enriquecimento ambiental que estimula o animal e ajuda a refrescar um pouco. Para animais que estão internados, em tratamento ou maternidade, a temperatura do ambiente é controlada para que eles não sofram com as altas temperaturas”, pontuou.

📷 Onças pintadas se refrescando | G1

Sorvete e frutas frescas

Para refrescar até na hora das refeições, os animais também aproveitam de sorvetes de fruta, sucos gelados e frutas congeladas. No Zooparque de Itatiba, por exemplo, a assessoria informou que em dias quentes introduz no cardápio de determinadas aves e mamíferos alguns picolés e sorvetes.

“Nos dias mais quentes, felinos, primatas e algumas aves recebem um picolé ou sorvete preparado com seu alimento preferido para espantarem o calor. O picolé não substituiu sua alimentação regular, funciona como um complemento. Os tigres siberianos, por exemplo, recebem picolés feitos de sangue e pedaços de carne; as aves recebem a guloseima com frutas”, informou o Zooparque.

Já em Itu (SP), no Projeto Mucky, ONG que abriga várias espécies de primatas brasileiros, os animais também se deliciam com sorvetes, além de toalhas molhadas para deitar, sucos refrescantes e até gelatina.

“Oferecemos frutas congeladas, em formato de sorvete. Incluímos gelatina no cardápio, servida juntamente com as frutas. Na enfermaria, mantemos um ventilador ligado para os bichos em tratamento”, explicou a assessoria.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curiosidades.

Fonte: G1

Comente o que você achou desse post.