Shakira e fraude fiscal de R$ 97 milhões

Nesta quarta-feira (21), a Agência Tributária (receita federal) da Espanha enviou um novo relatório à justiça do país no qual ratifica que a cantora Shakira fraudou 14,5 milhões de euros (cerca de R$ 97 milhões) em impostos entre 2012 e 2014 ao fingir que não morava na Espanha e esconder sua renda através de empresas.

Conforme informaram à Agência Efe fontes jurídicas, os técnicos da Receita espanhola refutaram em seu relatório adicional os argumentos da defesa da artista de que sua agenda de shows e apresentações provam que ela ficou menos de 184 dias na Espanha em um ano e, portanto, não teria obrigação de pagar impostos no país.

📷 Shakira | AS Colombiana

Com isso, o chefe do Tribunal de Instrução número 2 de Esplugues de Llobregat, em Barcelona, convocou os técnicos da Receita e especialistas da defesa da cantora para expor argumentos sobre as obrigações fiscais de Shakira.

O corpo jurídico de Shakira argumentaram que a artista ficou menos de 184 dias na Espanha em decorrência de suas turnês e outras apresentações, o que não obrigaria a cantora pagar os impostos em questão.

Em janeiro de 2020, dois fiscais da Agência Tributária já haviam prestado depoimento a um juiz e confirmado que a artista teria cometido evasão fiscal entre os anos de 2012 e 2014.

Novos depoimentos, entre os técnicos da receita espanhola e a defesa de Shakira, acontecerão no dia 8 de julho.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: Terra, Observatório de Música.

Comente o que você achou desse post.