Semana de quatro dias ‘um sucesso esmagador’ na Islândia

Os testes de uma semana de trabalho de quatro dias na Islândia foram considerados um “sucesso esmagador” pelos pesquisadores no domingo. A Association for Sustainable Democracy (Alda) na Islândia, juntamente com o thinktank Autonomy com sede no Reino Unido, publicou suas conclusões de dois testes em grande escala do programa empreendidos de 2015 a 2019 de uma semana de trabalho reduzida sem corte de pagamento.

O estudo incluiu 2.500 trabalhadores, o que representa cerca de 1% da população em idade ativa da Islândia. “Isso mostra que o setor público está maduro para ser um pioneiro em semanas de trabalho mais curtas e lições podem ser aprendidas para outros governos”, disse Will Stronge, diretor de pesquisa da Autonomy.

Os trabalhadores que participaram dos testes trabalharam de 35 a 36 horas por semana. De acordo com Alda, “o bem-estar do trabalhador aumentou drasticamente em uma série de indicadores, desde o estresse percebido e o esgotamento, até o equilíbrio entre saúde e vida profissional”. Ao mesmo tempo, “a produtividade e a prestação de serviços permaneceram iguais ou melhoraram na maioria dos locais de trabalho de teste”.

Os julgamentos levaram os sindicatos a renegociar os padrões de trabalho, e agora 86% da força de trabalho da Islândia mudou para menos horas pelo mesmo pagamento ou ganhará o direito, disseram os pesquisadores. Os trabalhadores relataram sentir-se menos estressados ​​e em risco de esgotamento, e disseram que sua saúde e equilíbrio entre vida profissional e familiar melhoraram. Eles também relataram ter mais tempo para ficar com suas famílias, fazer hobbies e realizar tarefas domésticas.

📷 Semana de quatro dias ‘um sucesso esmagador’ na Islândia | News in 24

Will Stronge, diretor de pesquisa da Autonomy, disse: “Este estudo mostra que o maior teste do mundo de uma semana de trabalho mais curta no setor público foi, em todos os aspectos, um sucesso esmagador. “Isso mostra que o setor público está maduro para ser um pioneiro em semanas de trabalho mais curtas – e lições podem ser aprendidas para outros governos.”

Gudmundur Haraldsson, um pesquisador da Alda, disse: “A jornada de trabalho semanal mais curta da Islândia nos diz que não apenas é possível trabalhar menos nos tempos modernos, mas que a mudança progressiva também é possível.” A Espanha está testando uma semana de trabalho de quatro dias para as empresas, em parte devido aos desafios do coronavírus.

E a gigante de bens de consumo Unilever está dando aos funcionários na Nova Zelândia a chance de reduzir suas horas de trabalho em 20% sem prejudicar seus salários em um teste. Em maio, um relatório encomendado pela campanha da 4 Day Week da Platform London sugeriu que menos horas de trabalho poderiam reduzir a pegada de carbono do Reino Unido.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria pesquisas.

Fonte: BBC, CBS News.

Comente o que você achou desse post.