Samsung é acusada de reduzir propositalmente o desempenho de aplicativos

A Samsung é acusada de reduzir propositalmente o desempenho de aplicativos em seus celulares. Cerca de 10 mil apps, entre eles Spotify, TikTok e Samsung Pay, estariam entre os afetados por uma limitação de velocidade relacionada com o recurso Game Optimizing Service, que seria voltado para jogos. Em nota, a empresa rejeitou as queixas ao declarar que esta tecnologia não impacta os demais aplicativos instalados no smartphone.

Usuários também acusam a empresa de trapacear em testes de benchmark, que são programas usados para medir a performance do aparelho. Quando esses aplicativos são executados, o telefone permitiria o desempenho máximo do processador, fazendo com que o aparelho se saísse melhor nos testes. O Galaxy S22, lançado recentemente pela companhia, seria um dos modelos afetados.

A lista com os cerca de 10 mil aplicativos sujeitos ao desempenho reduzido circula no Twitter e em fóruns sul-coreanos. Nela há a presença de redes sociais como Instagram e LinkedIn, bem como os aplicativos de produtividade da Microsoft e Google – como por exemplo o Teams, Word, PowerPoint, Google Keep, Google Docs e afins. Nem os apps da Netflix, Discord e serviços da própria Samsung – como Secure Folder, Samsung Cloud e Pass – escaparam.

Apesar de a lista de aplicativos afetados pela limitação de desempenho conter 10 mil nomes, nenhum aplicativo de benchmark é encontrado. Isso significa que os programas que medem o desempenho do smartphone podem exibir resultados superiores e incompatíveis com a experiência final do usuário no dia a dia.

📷 Samsung é acusada de reduzir propositalmente o desempenho de aplicativos | Samsung

Razão é um mistério

O motivo dessa limitação de desempenho é incerto e o informante prefere não entrar em detalhes para preservar a identidade das fontes. Contudo, uma das hipóteses seria de que a Samsung usaria o GOS para preservar a autonomia da bateria, assim como a OnePlus fez no ano passado com o OnePlus 9.

De toda forma, os números obtidos pelas ferramentas de benchmark não seriam 100% condizentes com o desempenho oferecido pelo celular no dia a dia, o que frustra os usuários mais aficionados por desempenho.

Samsung reconheceu o problema

Em um dos tuítes, o informante afirma que a fabricante reconheceu o problema e até o vice-presidente da Samsung Electronics, Lee Jae-yong, estaria envolvido nas investigações. Para o informante do Twitter, fontes internas da empresa dizem que se trata de um bug da ferramenta de otimização.

A Samsung ainda não se pronunciou de forma pública sobre o problema, mas se espera que a fabricante entre em detalhes em breve.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Yahoo, TechTudo.

Comente o que você achou desse post.