Saiba como proteger seu pet dos fogos de artifício

Saiba como proteger seu pet do estresse causado pelos fogos de artifício, o momento do Réveillon é de celebração e alegria para muitas famílias e amigos. Porém, quem tem um pet deve ter alguns cuidados para que a alegria não se torne um pesadelo. Isso porque o barulho causado pelos fogos de artifício pode causar estresse extremo ao bichinho, além de ocasionar parada cardíaca e até mesmo a morte. 

Uma dica básica é tentar acalmar o pet com chás e fechar o portão para que ele não fuja. Há remédios calmantes que também podem ser utilizados, mas é necessário sempre que o tutor converse com o veterinário.

“Cachorros e gatos têm um espectro auditivo muito mais apurado, então eles escutam em uma frequência muito maior  e ouvem o que os humanos não conseguem ouvir. Por isso, os fogos de artifício causam um estímulo doloroso ao animal, ocasionando o forte estresse”, explica o veterinário e  professor do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, Dowglish Ferreira.  

De acordo com o profissional, uma boa alternativa é deixar o pet em um local com som mais abafado a fim de diminuir o estresse. Outra opção é ligar a televisão ou rádio, pois é possível disfarçar o barulho das explosões. Ainda de acordo com ele, o uso de medicações deve ser feito apenas com a autorização do médico veterinário. “Jamais dê remédio ao animal por conta própria, nem mesmo remédios caseiros ou de uso em humanos”, alerta.  

Outro cuidado é não deixar o animal preso, pois, no momento de pânico, ele pode querer soltar da coleira e até mesmo se enforcar. É indicado que o tutor fique ao lado do pet, fazendo carinho e interagindo com brinquedos.  

📷 Saiba como proteger seu pet dos fogos de artifício | Petz

  • Ressignifique o barulho dos fogos

Como o pet não sabe o que significa o barulho, ele o associa ao perigo. Segundo a adestradora Maria Lucia Alves de Araújo, o ideal é treinar e acostumar o bicho de estimação com o som desde filhote, combinando sempre a brincadeiras e comemorações.

Se o cão ou o gato for maior e já tiver medo, ela indica alguns exercícios para dessensibilizar o som. “Utilize áudios quem imite fogos de artifício em uma altura baixa ou média. Ao mesmo tempo que reproduz, ofereça petiscos, brinque de bolinha, distraia o pet e, gradualmente, aumente o som ainda enquanto interage”.

  • Proteja os ouvidos dos animais

Utilize um protetor auricular ou até mesmo algodão no ouvido dos pets.

  • Acostume-os com o barulho

Se a casa é mais calma, comece colocando música alta cerca de dois dias antes do dia dos fogos, para que o animal se habitue ao barulho.

  • Faixa protetora

Para aliviar a tensão no pet, uma opção é colocar nele um colete protetor ou até mesmo abraçá-lo com uma faixa ao redor do seu corpo.

  • Mantenha-os por perto

Se você vai viajar ou passar a virada do ano em outro local que não seja a sua casa, o mais indicado é levar seu pet. Os animais se sentem mais confortáveis perto dos tutores.

  • Crie um espaço acolhedor para o pet

Escolha um local silencioso para o pet. Deixe no local água, comida, a caminha do pet e brinquedos. Isso evita que o pet se machuque e também que ele se esconda debaixo dos móveis, mas caso isso aconteça, também é normal.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: Uninassau, G1.

Comente o que você achou desse post.