Rússia exibe filmes pirateados nos cinemas

Enfrentando boicote de Hollywood, Rússia exibe filmes pirateados nos cinemas. Por conta da guerra contra a Ucrânia, vários filmes deixaram de chegar ao país, pelo menos, de forma legal.

Os cinemas russos deram um jeito de burlar a sanção e está transmitindo lançamentos de maneira ilegal. A atitude serve como resposta ao boicote, que impacta a indústria cinematográfica russa de forma extremamente negativa.

No entanto, a ação é similar às práticas da Guerra Fria, onde alguns locais passavam versões piratas de produções Hollywoodianas que haviam sido proibidas no país.

Paramount, Disney, Warner Bros., Sony e Netflix são alguns dos estúdios que cessaram o relacionamento com a Rússia, e anunciaram a suspensão dos lançamentos de novos filmes. A decisão das empresas de suspender novos lançamentos foi uma resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

À medida que o conflito avança, os russos precisam lidar com as dificuldades geopolíticas e financeiras. O cinema é apenas um dos muitos pontos que foram prejudicados no país.

As sessões de cinema clandestinas são uma tentativa da indústria sobreviver, pois antes dos conflitos, os longas produzidos nos Estados Unidos chegavam a representar cerca de 70% do mercado cinematográfico russo.

📷 Rússia exibe filmes pirateados nos cinemas | Tecmundo

De qualquer forma, apesar da inusitada forma de tentar atrair espectadores, os russos não chegaram a frequentar os cinemas como o esperado. As vendas de ingressos caíram cerca de metade em março, em comparação com o mesmo período do ano passado.

 A Associação de Proprietários de Cinema da Rússia chegou a emitir uma nota, se pronunciando sobre o delicado momento que o cinema local vem enfrentando. Confira:

“Infelizmente, a quantidade e a qualidade dos filmes russos lançados ao público não atendem a toda a demanda dos cinemas por conteúdo. Além disso, o lançamento de alguns filmes russos, por razões desconhecidas para nós, foi adiado das próximas datas ou completamente cancelado, apesar de esses filmes terem recebido apoio estatal para a produção”.

O comunidado da Associação de Donos de Cinema também relaciona os dias atuais com o passado sombrio vivido pela população: “A demonstração pública ilegal de cópias piratas, ou melhor, roubadas de filmes nos cinemas, tira o cinema russo da arena legal e nos leva de volta aos dias sombrios do negócio ilegal da década de 1990”.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria social.

Fonte: Correio Braziliense, IGN.

Comente o que você achou desse post.