Robô Perseverance, da NASA pousa em Marte

A Nasa (agência espacial americana) informou nesta quinta-feira (18) que o veículo robô Perseverance pousou na superfície de Marte após superar com sucesso uma perigosa fase de aproximação do solo marciano, conhecida como “sete minutos de terror”. Pouso ocorreu às 17h55 no horário de Brasília. 

O veículo de seis rodas pousou em Jezero, uma cratera profunda perto do equador de Marte, e passará pelo menos dois anos explorando rochas ali. O objetivo é buscar possíveis evidências de vida passada no planeta, como indícios de compostos orgânicos, contendo carbono, e comunidades microbianas fossilizadas.

A equipe de controle da missão, baseada na Califórnia (EUA), festejou a notícia da aterrissagem às 20h55 GMT (17h55 em Brasília) — mas dessa vez sem cumprimentos e abraços, por conta da pandemia de coronavírus. Separados por telas de acrílico, os engenheiros comemoraram com uma salva de palmas.

📷 Primeira Imagem de Marte fornecida pelo Perseverance | Reprodução

A viagem feita pelo robô, que é um dos mais sofisticados do mundo, foi de quase 480 milhões de km e começou em julho de 2020.  O Perseverance sobreviveu aos “sete minutos de terror” da perigosa manobra que precederá seu pouso.

O local escolhido, a cratera de Jezero, é o local de pouso mais perigoso já tentado. Em sete minutos, o veículo conseguiu passar de uma velocidade de 20.000 km/h para 0. 

Perseverance é o maior e mais complexo veículo já enviado para Marte. Construído no Laboratório de Propulsão a Jato (Jet), na Califórnia, pesa uma tonelada e está equipado com um braço robótico de quase dois metros e 19 câmeras.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: Diário do Nordeste, BBC,

Comente o que você achou desse post.