Quanto ouro ainda há para ser extraído no mundo?

Embora esse aumento no preço tenha sido impulsionado pelos operadores de mercado, o pico no preço traz de volta o questionamento sobre a disponibilidade do metal precioso — e como estamos perto de esgotar suas reservas minerais na Terra.

A demanda de ouro está em alta como um investimento, um símbolo de status e um componente-chave em muitos produtos eletrônicos. Mas também é um recurso finito e, eventualmente, chegará um estágio em que não haverá mais nada para explorar.

Nível máximo?

Alguns acreditam que talvez já tenhamos chegado ao pico de produção de ouro, que é quando se atinge o nível máximo de extração de um recurso mineral possível em um ano.

A produção das minas de ouro totalizou 3.531 toneladas em 2019, 1% a menos que em 2018, de acordo com o World Gold Council (conselho mundial do ouro). Esta é a primeira redução anual na produção desde 2008.

“Embora o crescimento da oferta possa desacelerar ou diminuir ligeiramente nos próximos anos, à medida que as reservas existentes se esgotam e novas descobertas se tornam cada vez mais raras, sugerir que a produção atingiu o pico pode ser um pouco prematuro”, diz Hannah Brandstaetter, porta-voz do Conselho Mundial do Ouro.

Quando o pico é alcançado, os especialistas dizem que a produção não costuma sofrer um declínio dramático nos anos imediatamente seguintes.

Em vez disso, poderíamos ver um esgotamento gradual da produção que duraria várias décadas.

“A produção se estabilizou e é provável que siga uma trajetória de queda, mas não drasticamente para baixo”, acrescenta Ross Norman, da MetalsDaily.com.

Quanto ouro resta?

As mineradoras estimam o volume de ouro que permanece no solo de duas maneiras. Reservas minerais, que são o ouro economicamente viável de extrair ao preço listado; e recursos minerais, que são o ouro que se tornará economicamente viável após pesquisas adicionais ou a um preço mais alto.

O volume das reservas minerais de ouro pode ser calculado com mais precisão do que os recursos, embora ainda não seja uma tarefa fácil.

O estoque subterrâneo de reservas de ouro no mundo é estimado atualmente em cerca de 50 mil toneladas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Para colocar isso em perspectiva, cerca de 190 mil toneladas de ouro já foram mineradas no total, embora as estimativas variem.

Mas estes números estão em constante mudança.

O avanço de novas tecnologias pode possibilitar o aproveitamento de algumas reservas já descobertas mas que hoje não são economicamente viáveis.

As inovações mais recentes incluem uso de big data (grandes bases de dados) e inteligência artificial, que podem otimizar processos e reduzir custos.

A robótica já está sendo usada em alguns locais e deve se tornar cada vez mais uma tecnologia comum na exploração de minas.

📷 Ouro | EPOCA

Maiores minas do mundo

A maior fonte de ouro da história foi a bacia Witwatersrand, na África do Sul, responsável por aproximadamente 30% de todo o ouro já extraído no mundo.

Outras fontes importantes de ouro incluem a extremamente profunda mina Mponeng, na África do Sul; as minas Super Pit e Newmont Boddington, na Austrália; a mina Grasberg, na Indonésia e as minas no Estado de Nevada, nos EUA.

A quantidade produzida é um bom indicador do tamanho das reservas minerais dos países. Atualmente, a China é o país com maior produção de ouro do mundo e reúne 11% do total global, segundo dados de 2019 da World Gold Council e da Metals Focus.

China: 383,2 toneladas

Rússi:, 329,5 toneladas

Austrália: 325,1 toneladas

EUA: 200,2 toneladas

Canadá: 182,9 toneladas

Peru: 143,3 toneladas

Gana: 142,4 toneladas

Africa do Sul: 118,2 toneladas

México: 111,4 toneladas

Brasil: 106,9 toneladas

Em termos de empresas, a Nevada Gold Mines, propriedade da canadense Barrick Gold, é o maior complexo de mineração de ouro do mundo, produzindo cerca de 3,5 milhões de onças do metal por ano.

Embora novas minas de ouro ainda estejam sendo encontradas, especialistas apontam que as descobertas de grandes depósitos são cada vez mais raras.

Como resultado, a maior parte da produção de ouro hoje vem de minas mais antigas que estão em atividade há décadas.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curiosidades.

Fonte: BBC

Comente o que você achou desse post.