Qualcomm lança processador para consoles portáteis

Além de um novo chip para smartphones poderosos, a Qualcomm também apresentou um processador focado em games: o Snapdragon G3x Gen 1. O objetivo da empresa é de alcançar a melhor experiência em jogos, dentro do visual de um portátil bastante parecido com soluções apresentadas Valve, Nvidia e até mesmo com o Nintendo Switch.

Em um primeiro momento, o novo chip promete entregar tudo que a Qualcomm já fez com sua linha de soluções para jogos, o Snapdragon Elite Gaming e isso inclui rodar muito bem os títulos mais pesados para Android, mas em um segundo objetivo a empresa americana quer entregar até mesmo a jogatina da nuvem, em um produto portátil.

Em termos técnicos, o novo chipset conta com uma GPU Adreno para rodar jogos a 144 fps e com HDR 10, enquanto o Qualcomm FastConnect 6900 oferece compatibilidade com Wi-Fi 6/6E e redes 5G mmWave e sub-6. O chip oferece suporte para conexão de óculos de realidade virtual via USB-C e também permite conectar TVs 4K para que o console seja utilizado como controle.

Por dentro a placa gráfica escolhida é a mesma Adreno já conhecida do mundo Qualcomm, mas com força extra para rodar games em até 144 quadros por segundo, gerando imagens em HDR de 10-bit. A empresa não divulgou muitos detalhes sobre o chip, mas pela garantia de taxa de fps tão elevada, é esperado que ele seja ao menos próximo (ou superior) ao recente Snapdragon 8 Gen 1.

Para acompanhar o novo Snapdragon G3x Gen 1, a Razer criou um kit de desenvolvimento e que certamente seguirá as diretrizes da Qualcomm para hardware. Nele, sabemos que o display é de 6,65 polegadas, com tela OLED e em resolução Full HD, com 120 Hz de atualização.

📷 Qualcomm lança processador para consoles portáteis | Olhar Digital

Um sistema de resfriamento ativo por ventoinha garante o desempenho alto por mais tempo, exatamente da mesma forma como concorrentes lidam com o problema de aquecimento – como o Nintendo Switch.

Para demonstrar o poder de fogo da sua nova plataforma, a Qualcomm fez uma parceria com a Razer para lançar o chamado “Snapdragon G3x Handheld Developer Kit”, um dispositivo que vai ajudar desenvolvedores e fabricantes a criarem seus próprios softwares e hardwares alimentados pelo G3x.

Essa não é a primeira vez que a Qualcomm se associa a fabricantes para incentivar o desenvolvimento de produtos embarcados com seus processadores. Em meados de maio deste ano, por exemplo, uma parceria com a Microsoft resultou em um mini PC com arquitetura ARM.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Olhar Digital, TecMundo.

Comente o que você achou desse post.