Projeto brasileiro pretende mapear genomas de 15 mil pessoas para prever e tratar doenças

Liderada pela geneticista Lygia da Veiga Pereira, da USP, iniciativa ‘DNA do Brasil’ quer identificar o que diferencia o brasileiro de outros povos do mundo e chegar a novas respostas de diagnóstico e tratamento. Cientista brasileira Lygia da Veiga Pereira, da USP, fala durante lançamento do projeto DNA do Brasil Filipe Domingues/G1 Projeto liderado por cientista brasileira vai identificar as principais características genéticas dos brasileiros, para prever doenças e antecipar tratamentos.

Lançada nesta terça-feira (10), em São Paulo, a iniciativa “DNA do Brasil” quer mapear o genoma de 15 mil pessoas de 35 a 74 anos de idade e se tornar o maior levantamento do tipo já visto no país. “O desafio é entender quais variações genéticas estão associadas a quais características das pessoas”, disse a pesquisadora Lygia da Veiga Pereira na abertura do projeto. “Nós somos o resultado do nosso genoma mais o nosso estilo de vida. O genoma é a receita do nosso corpo.”

Além da geneticista da Universidade de São Paulo (USP), estão envolvidos nessa parceria o Ministério da Saúde, que oferecerá dados epidemiológicos da população brasileira por meio do projeto ELSA Brasil; e organizações privadas como a Dasa, empresa da área de saúde, que financiará e realizará o sequenciamento das primeiras 3 mil amostras; a Illumina, que vai fornecer os insumos; e a Google Cloud, que fará o armazenamento e proteção dos dados. Simulação de molécula de DNA Pixabay Inovação nos tratamentos As descobertas que os cientistas fizerem poderão ser traduzidas em inovações tanto na área de pesquisa genética quanto nos diagnósticos e tratamentos de doenças como o câncer, a hipertensão, o diabetes, depressão, esquizofrenia e algumas doenças raras. Por exemplo, ao descobrir que determinada proteína presente no corpo de uma pessoa permite manter o colesterol baixo, é possível “editar” o DNA do paciente para imitar o comportamento dessa proteína.

📷 Simulação de molécula de DNA | Biólogo

Outro caso bem conhecido, e citado no evento de lançamento, é o da atriz Angelina Jolie. Apos descobrir que o câncer de mama de sua mãe poderia ter origem genética, resolveu remover as mamas e fazer implantes. Angelina Jolie chega ao BAFTA, no Royal Albert Hall, em Londres Hannah McKay/Reuters/Arquivo. O estudo dos genes permite descobrir quais são as variantes genéticas associadas a determinadas características ou doenças. Entretanto, segundo a professora Lygia, é preciso compreender os elementos e riscos genéticos de cada população. Por isso, ela defende que é preciso realizar o sequenciamento do povo brasileira, que é fruto da grande mistura de povos indígenas, europeus e africanos.

Apoio privado Após o sequenciamento, será possível cruzar os dados sobre o DNA das pessoas com os dados sobre sua saúde. É aí que entra a parceria com o ELSA Brasil, projeto que levanta dados epidemiológicos de mais de 15 mil pessoas de todo o país. “Quero sequenciar pessoas sobre a quais eu conheça a saúde. É a combinação dos dados clínicos com dados genômicos que é poderosa”, disse a cientista.

“O ELSA é um banco de dados clínicos, morfológicos e sociais. Vamos agora somar a eles os dados genômicos.” A empresa Dasa prevê investir US$ 2,5 milhões na primeira fase do projeto, que envolve a construção de uma plataforma para realizar o sequenciamento e a realização de 3 mil amostras. As outras 12 mil amostras também serão processadas pela Dasa, a um custo mais baixo que o de mercado, de US$ 650 por genoma.

De acordo com a companhia, com o sequenciamento do genoma, os brasileiros “poderão usufruir dos avanços da pesquisa genética no dia a dia. Além disso, será possível reconstruir a sua história evolutiva e entender melhor as origens dos componentes ameríndio e africano.” VÍDEOS SOBRE GENOMA Cientistas britânicos fazem descoberta para agilizar o diagnóstico da tuberculose Chinês afirma ter criado bebês geneticamente editados para torná-los imunes ao HIV.

Fonte: Vale São Patrício

Comente o que você achou dessa notícia.