Primeiro avião comercial elétrico

Alice, primeiro avião comercial elétrico do mundo, decola em Washington e com sucesso! A empresa israelense Eviation Aircraft lançou na última terça-feira (27) do Aeroporto Internacional Grant County, em Washington.

Os EUA estão tentando apagar a poluição que causa aquecimento do planeta nas próximas décadas, incluindo as emissões da aviação. Aviões totalmente elétricos como o Alice poderiam potencialmente limpar a poluição de rotas mais curtas entre pequenos aeroportos regionais.

A fabricante de Alice, a empresa Eviation, sediada no estado de Washington, tem como alvo voos de passageiros e de carga entre 150 e 250 milhas. É como voar de Nova York para Boston ou de Los Angeles para Las Vegas.

O voo de teste de ontem durou apenas oito minutos, porém, com a aeronave atingindo uma altitude de 3.500 pés. O objetivo do voo foi coletar dados para melhorar o design do avião, que ainda tem um longo caminho a percorrer antes de decolar com passageiros a bordo.

Alice virá eventualmente em três configurações: um avião de passageiros para nove passageiros, um avião de luxo para seis passageiros e uma versão e-cargo. O tamanho limitado tem a ver com a capacidade da bateria. Para tornar os aviões maiores menos poluentes, o governo Biden está buscando combustíveis de aviação sustentáveis ​​que possam ser feitos com milho, algas ou até mesmo lixo municipal.

📷 Primeiro avião comercial elétrico | CNN

A empresa diz que espera trabalhar no desenvolvimento de uma aeronave certificada pela FAA até 2025, seguida por um ou dois anos de testes de voo antes de poder entregar Alices aos clientes.

Três versões diferentes do Alice estão em fase de protótipo: uma variante “commuter”, uma versão executiva e uma especializada para carga. A configuração de passageiros acomoda nove passageiros e dois pilotos, além de 850 libras de carga.

O projeto executivo tem seis assentos de passageiros para um voo mais espaçoso, e o avião de carga tem 450 pés cúbicos de volume. Mas a jornada do Alice em direção à decolagem não foi sem problemas. Atormentado por atrasos, o Alice deveria voar originalmente em 2021.

A Eviation enfrentou rotatividade de executivos e uma série de problemas climáticos que impediram o progresso dos testes, adiando as datas de decolagem e anunciando lançamentos de frota por anos.

A companhia aérea CapeAir espera colocar uma frota em serviço até 2023, servindo rotas em Boston e Cape Cod, mas as Alices compradas enfrentaram atrasos.

A DHL e a empresa de fretamento aéreo GlobalX, com sede em Miami, também anunciaram planos para comprar o avião.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: CNN, Teg 6.

Comente o que você achou desse post.