Pesquisadores criam tecnologia para carregar celulares a 30 metros de distância

Pesquisadores da Universidade de Sejong criam tecnologia para carregar celulares a 30 metros de distância, usando luz infravermelha sem fio.

Imagine entrar em um aeroporto ou shopping e seu celular começar a ser recarregado automaticamente, assim como ele se liga ao Wi-Fi. Isso pode se tornar realidade com a ajuda de uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Sejong, na Coreia do Sul.

Os pesquisadores trabalharam em um novo método chamado carregamento a laser distribuído. De acordo com o comunicado de imprensa, este método fornece iluminação segura de alta potência com menos perda de luz do que métodos testados até agora.

O carregamento a laser distribuído funciona quase como os lasers tradicionais; no entanto, os componentes ópticos da cavidade do laser não são integrados em um dispositivo, mas são separados em um transmissor e um receptor.

Quando dois estão na linha de visão, uma cavidade de laser é criada entre o transmissor e o receptor no ar. Isso permite que o sistema forneça energia baseada em luz. Quando uma barreira corta a linha de visão do transmissor-receptor, o sistema muda para o modo de segurança de energia e mantém a distribuição de energia livre de riscos no ar.

📷 Pesquisadores criam tecnologia para carregar celulares a 30 metros de distância | CBN

Além de só carregar celulares

Além do sistema que envia a energia, também é necessário que os dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, estejam equipados com uma espécie de receptor. “Embora a maioria das outras abordagens exijam que o dispositivo receptor esteja em uma base de carregamento especial ou estacionário, o carregamento a laser distribuído permite o auto-alinhamento sem processos de rastreamento, desde que o transmissor e o receptor estejam na linha de visão um do outro”, afirma Jinyong Ha, líder da equipe de pesquisa.

Além da serventia para usuários finais, o cientista afirma que a indústria também pode se beneficiar desta tecnologia. “Usar o sistema de carregamento a laser para substituir os cabos de alimentação nas fábricas e pode economizar nos custos de manutenção e substituição. Isso pode ser particularmente útil em ambientes agressivos, onde as conexões elétricas podem causar interferência ou representar risco de incêndio”, explica. Agora, os pesquisadores se dedicam a aprimorar o sistema.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Yahoo, Tecnologia IG.

Comente o que você achou desse post.