Papagaio pede socorro em árvore de Jardim da Penha e moradores acionam Semmam

Um papagaio adulto vivendo sobre as copas de árvores em Jardim da Penha mobilizou vários moradores do bairro. O animal repetia a palavra “socorro”, o que comoveu os vizinhos humanos.

Eles acionaram o Serviço de Resgate de Animais Silvestres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Na manhã desta quarta-feira (21), a equipe da Semmam montou uma operação de resgate em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares.

As equipes foram ao local, e um bombeiro foi içado pelo caminhão com cesto aéreo da Prefeitura de Vitória, chegando bem perto do animal, que, no entanto, fugiu.

“Cancelamos a operação de resgate para não estressar o bicho”, explica o biólogo Saulo Ramos. Segundo Saulo, a operação só foi realizada em resposta aos muitos chamados recebidos pelos moradores. “Nem todo animal silvestre precisa ser recolhido. Vitória é uma cidade que possui muitas áreas verdes, e é comum encontrarmos animais silvestres no espaço urbano. O recolhimento só é recomendado se o bicho apresenta risco para a população ou se está ferido ou precisando de cuidados”, diz.

📷 Papagaio pede socorro em árvore de Jardim da Penha e moradores acionam Semmam | G1

O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, explicou que nem todo animal silvestre precisa ser recolhido.

“Vitória é uma cidade que possui muitas áreas verdes, e é comum encontrarmos animais silvestres no espaço urbano. O recolhimento só é recomendado se o bicho apresenta risco para a população ou se está ferido ou precisando de cuidados”, disse.

Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a Semmam orienta ligar imediatamente para o serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento.

O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipran), em Cariacica, ou para o Cetas.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: Prefeitura de Vitória, G1.

Comente o que você achou desse post.