Meta, Microsoft e Epic Games se unem a favor do metaverso
Um grupo de empresas, incluindo alguns dos maiores nomes da tecnologia, como Meta, Microsoft e Epic Games se unem a favor do metaverso, desenvolvendo padrões de interoperabilidade necessários
A organização é chamada Metaverse Standards Forum e seus membros fundadores incluem Meta, Microsoft, Huawei, NVIDIA, Qualcomm, Sony Interactive Entertainment, Epic Games, Unity e Adobe. Como observa a Reuters, uma empresa que está visivelmente ausente da lista é a Apple.
Vários relatórios surgiram nos últimos anos de que a Apple está lançando seu próprio fone de ouvido de realidade virtual ou aumentada, e espera-se que se torne um jogador importante no metaverso quando o dispositivo estiver disponível.
Outro grande nome que está faltando na lista é o Google, que também está trabalhando em um fone de ouvido AR com o codinome Project Iris. Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, e Roblox também não estão na lista de membros. Dito isto, a adesão é gratuita e aberta a qualquer organização, para que mais empresas possam aderir mais tarde.
Como acontece com qualquer padrão, um para o metaverso só seria considerado um sucesso se as empresas, especialmente os maiores players do setor, os adotassem. “Vários líderes da indústria afirmaram que o potencial do metaverso será melhor realizado se for construído sobre uma base de padrões abertos”, escreveu o fórum em seu comunicado à imprensa.
O grupo também disse que se concentrará em “projetos pragmáticos baseados em ações”. Isso inclui a realização de hackathons e o trabalho em ferramentas de código aberto projetadas para acelerar o teste e a adoção de padrões do metaverso. E embora as empresas possam participar a qualquer momento, espera-se que os membros iniciem as reuniões do fórum em julho.

📷 Meta, Microsoft e Epic Games se unem a favor do metaverso | Neowin
Apple, Niantic e Roblox ficam de fora
O fórum conta com a participação do World Wide Web Consortium (W3C), principal organização de padronização da World Wide Web.
Também há empresas veteranas, como Nvidia, Qualcomm e Sony, e novatas, como a startup de pagamentos via blockchain Lamina1.
Se tem gente grande na jogada, tem quem não quis participar até o momento. Como observa o jornalista Nick Statt, do Protocol, Apple, Niantic e Roblox não estão no grupo.
A fabricante do iPhone vem investindo em tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, que são a base do metaverso. Já a Niantic e a Roblox têm experiência de sobra em games que se passam em mundos virtuais.
Estas e outras empresas podem se juntar ao Metaverse Standards Forum no futuro. As primeiras reuniões devem acontecer ainda em 2022.
Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.
Fonte: Engadget,
Comente o que você achou desse post.