Mergulhadores correm contra o tempo para destruir corais invasores que ameaçam o litoral de SP

Mais de 150 kg de corais-sol foram localizados por mergulhadores no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no litoral de São Paulo, a cerca de 42 km das praias santistas. A proliferação da espécie, que é considerada invasora, precisa ser controlada o mais rápido possível, segundo especialistas. Até o momento, pesquisadores conseguiram retirar cerca de 10% do total, o equivalente a 15 kg.

Depois de quatro meses de operações suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus, os pesquisadores saíram em expedição, no último fim de semana, para a retirada de corais-sol, lixo e petrechos de pesca, como linhas, anzóis e cordas. A iniciativa foi dos pesquisadores, em conjunto com o Quero Mergulho e com a administração do parque estadual.

📷 Mergulhadores retiraram cerca de 15 kg de corais-sol neste sábado (19) | G1

A monitora ambiental do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Paula Romano, relata que já foram retirados cerca de 15 kg de corais-sol. Ela explica que o processo é lento, pois deve ser feito com muito cuidado. Por isso, os mergulhadores ainda terão que fazer diversas expedições para retirar o máximo que conseguirem.

“Nós já conhecemos as áreas de maior incidência, então, seguimos direto para lá. Tem alguns lugares em que a infestação está bem preocupante. O coral-sol é uma espécie invasora, nativa do Oceano Pacífico. Ainda não temos comprovação de como chegou aqui no litoral, mas acreditamos que seja por causa da limpeza de lastros de navios”, explica.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: Blog do Toninho

Comente o que você achou desse post.