McDonald’s decide tirar McPicanha de suas lojas no Brasil

Após polêmica, McDonald’s decide tirar McPicanha de suas lojas no Brasil. A decisão, ocorreu após notificação do Ministério da Justiça e do Procon, que pediram esclarecimentos sobre a falta de picanha nos lanches.

“A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país”, diz a nota enviada para reportagem.

“Pedimos desculpas se o nome escolhido (para o produto) gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, afirmou a empresa, em nota (leia abaixo).

Na quinta (28), o McDonald’s no Brasil admitiu que a carne utilizada na nova linha de sanduíches não é do corte picanha. A empresa reconheceu o fato após forte repercussão nas redes sociais, o que fez com que ao menos dois Procons pedissem respostas da rede de fast-food.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) também abriu um processo para investigar a campanha publicitária da empresa.

A rede afirma que o produto foi lançado para “proporcionar uma nova experiência ao consumidor” com o molho sabor picanha. No final da nota, a empresa pede desculpas pela confusão gerada pelo nome escolhido para o lanche.

📷 McDonald’s decide tirar McPicanha de suas lojas no Brasil | Portal do conesul

A decisão da rede de fast food, em sua representação brasileira Arcos Dorados, ocorre após notificações do Procon São Paulo e do Ministério da Justiça pedindo esclarecimento sobre a falta de picanha nos lanches. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) também abriu um processo para investigar a campanha publicitária em torno do produto. 

O McDonald’s anunciou, durante o mês de abril, o lançamento de uma nova linha de hambúrgueres em seu cardápio. A novidade, chamada de McPicanha, faz referência ao corte nobre da carne bovina, porém, não possui picanha em sua composição. No lugar, está um molho com “aroma de picanha”.

A repercussão negativa entre consumidores na internet levou órgãos de defesa do consumidor a cobrar um posicionamento da empresa. O Procon de São Paulo notificou o McDonald’s, solicitando, até 2 de maio, o recebimento da tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, entre outros), além de documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

Já o Procon do Distrito Federal havia proibido o McDonald’s de vender os sanduíches McPicanha na capital federal até que houvesse a “correção total da publicidade”.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: Gauchazh, Exame.

Comente o que você achou desse post.