Maior diamante rosa puro já descoberto em 300 anos

Maior diamante rosa puro já descoberto em 300 anos, com 170 quilates recebeu o nome de “Rosa do Lulo”, por ter sido extraído da mina de Lulo, no país africano.

Foi encontrado por mineiros de Angola, anunciou nesta quarta-feira (27) a operadora da mina, a australiana Lucapa Diamond Company.

O diamante agora precisa ser lapidado, processo que pode reduzir seu peso em até 50%, para chegar ao seu valor total, mas mesmo assim a pedra pode atingir um preço elevadíssimo no mercado.

De acordo com a CNN Portugal, em 2017, o diamante “Pink Star” de 59,6 quilates foi leiloado em Hong Kong por 71,2 milhões de dólares (R$ 379 milhões) e ostenta até hoje o título de diamante mais caro do mundo.

📷 Maior diamante rosa puro já descoberto em 300 anos | G1

“Apenas um em cada 10.000 diamantes é todo coberto pela cor rosa. Então certamente estamos olhando para um artigo muito raro quando encontramos um diamante rosa muito grande”, afirmou o CEO da companhia, Stephen Wetherall.

A peça será leiloada pela companhia estatal de Angola que administra o mercado de diamantes, muito comuns no país. As minas do país estão entre as dez maiores produtoras da pedra preciosa no mundo.

Apesar do tamanho e da raridade, o diamante rosa não está entre os maiores diamantes já encontrados no mundo. Na África do Sul, um diamante encontrado em 1905 tinha mais de 3.100 quilates.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curiosidade.

Fonte: Isto é dinheiro, G1.

Comente o que você achou desse post.