Maconha é legalizada no estado de Nova York

O Senado e a Câmara do estado de Nova York aprovaram na noite de terça-feira (30) a legalização da posse de até 85 gramas de maconha e o cultivo e a venda da droga para maiores de 21 anos, em uma das legislações mais abrangentes sobre o assunto nos Estados Unidos.

O projeto foi aprovado por 40 votos a 23 no Senado e por 100 votos a 49 na Câmara e agora segue para sanção do governador Andrew Cuomo, que deverá aprová-lo em até dez dias.

Até o momento, 14 estados e o distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, já legalizaram a venda de maconha para adultos. Nova York será o 15º da lista, além de ser o 3º estado onde a legislação foi aprovada pelos legisladores, não pelos eleitores.

📷 Maconha é legalizada no estado de Nova York | Uol

Segundo o governo de Nova York, com a legalização, o estado deve arrecadar cerca de US$ 350 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) por ano e criar de 30 mil a 60 mil empregos.

A decisão também foi saudada pela NORML, um grupo pró-maconha, que disse que dezenas de milhares de nova-iorquinos foram presos todos os anos por pequenas violações relacionadas à maconha e que a maioria era jovem, pobre e de cor.

“A legalização da maconha é um imperativo social e de justiça criminal, e a votação de hoje é uma passo crítico em direção a um sistema mais justo”, disse a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, também em comunicado.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curiosidades.

Fonte: Metro1, Agência Brasil.

Comente o que você achou desse post.