Lenovo lança ThinkPad X13s

Lenovo lança o ThinkPad X13s, dando início aos anúncios do Mobile World Congress 2022 (MWC). O notebook é o primeiro do mercado com o novo chipset Qualcomm Snapdragon 8cx 3ª geração e promete autonomia de bateria de 28 horas, fazendo frente aos MacBooks, da Apple, com o chip M1.

Com preço inicial de 1.399 euros — cerca de R$ 8 mil em conversão direta —, o dispositivo estará disponível a partir de maio. No Brasil, a empresa afirmou que divulgará informações de preço e disponibilidade “numa data próxima ao lançamento”.

A notícia que mais me empolga é o formato da tela. Alguns meses atrás, a Lenovo me disse que grande parte de seu portfólio estaria migrando para a proporção de 16:10 este ano. Eles parecem estar mantendo sua palavra. Em geral, os novos modelos são 16:10 – mais altos e espaçosos do que eram em suas eras 16:9.

Algumas notícias um pouco mais intrigantes são o novo ThinkPad X13s, que é o primeiro laptop a apresentar a plataforma de computação Snapdragon 8cx Gen 3. A Qualcomm fez algumas afirmações grandiosas sobre essa plataforma após seu lançamento, incluindo “60% maior desempenho por watt” em relação às plataformas x86 concorrentes e “duração da bateria de vários dias”.

A empresa também divulgou melhorias na IA, incluindo melhor foco automático, balanço de branco automático e exposição automática em videochamadas. Este será um sistema interessante para testar, pois vimos resultados mistos da duração da bateria e desempenho do 8cx Gen 2. Esses tipos de chips são geralmente encontrados em dispositivos com magreza e leveza como sua principal prioridade, em vez do alto máquinas alimentadas que eu geralmente associo com a categoria ThinkPad.

📷 Lenovo lança ThinkPad X13s | Windows Central

Processador à parte, o grande cartão de visita do X13 é a portabilidade. Com 2,35 libras (1,06 kg), não é comparável aos ThinkPads mais leves que já vimos, mas ainda é bastante leve para um laptop. Foi muito fácil transportar a área de demonstração da Lenovo com uma mão. Não há ventilador (o que provavelmente ajuda com o tamanho e o peso), mas os chips Snapdragon são projetados para serem bastante eficientes na ausência de resfriamento pesado.

O notebook conta com uma webcam de 5 MP que traz funções baseadas em inteligência artificial (IA), como a supressão de ruído ou melhorias na taxa de quadros por segundo, ambas contando com apoio do chipset. Sua ficha técnica também inclui uma segunda câmera, também de 5 MP, esta com sensor infravermelho para desbloqueio e segurança.

Várias partes do chassi também incluem materiais reciclados, incluindo as tampas superior e inferior, que são 90% de magnésio reciclado. Isso não teve um impacto material na qualidade de construção que observei em meu breve tempo com o X13s – parecia tão robusto e bem construído quanto qualquer ThinkPad portátil.Aqui está o ThinkPad X13s.

A grande novidade no front das estações de trabalho é o ThinkPad X1 Extreme. Esta poderosa máquina multimídia foi ampliada para os processadores Intel Core i9 H-series de 12ª geração que suportam a plataforma vPro da Intel. Ele também possui uma opção de exibição 16:10 de 165Hz pela primeira vez (também há uma oferta de 4K). A tela 16:9 apertada foi uma das minhas poucas reclamações sobre o último X1 Extreme que testei, então isso é uma grande melhoria no meu livro.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Teg6, Tecmundo.

Comente o que você achou desse post.