Justiça mantém prisão de 19 estudantes de medicina suspeitos de fraude

A Justiça de Goiás manteve a prisão de 19 estudantes de medicina presos por suspeita de ingressarem no curso por meio de transferência externa com uso de documentos falsos. Segundo a Polícia Civil, eles são investigados por usarem históricos falsos para aprovação no processo de seleção da Universidade de Rio Verde (UniRV), no sudoeste do estado.

No total, a Polícia Civil prendeu 17 estudantes em Formosa, no Entorno do Distrito Federal (DF); 1, em Goianésia, a 175 km de Goiânia; e 1, em Barreiras, na Bahia. Os nomes deles não foram divulgados pela investigação. As prisões ocorreram na última quarta-feira (27/10).

O delegado Danilo Fabiano, do 2º Distrito Policial de Rio Verde, no sul de Goiás, disse que parte dos alunos cursava medicina no Paraguai. Eles conseguiram transferências para instituições de ensino superior, mediante apresentação de documentos falsos que beneficiavam os suspeitos no processo de seleção.

A defesa da estudante Clevia Maria de Sousa disse que vai se pronunciar apenas na Justiça sobre o caso.

📷 Justiça mantém prisão de 19 estudantes de medicina suspeitos de fraude | G1

O advogado que representa Antônio Carlos, Letícia Karoline, Stenio de Souza Matos informou às 10h30 desta sexta-feira (29) que consultaria a família dos investigados para saber se pode se posicionar à imprensa sobre o caso.

A reportagem não conseguiu o número de telefone ou e-mail da advogada dos estudantes Fabiana Barros, Fabiano Alexandre, Vanessa Borges e Leonardo Siqueira.

Dos presos, alguns já estudavam medicina no Paraguai e Bolívia e falsificaram documentos para conseguir transferir o curso para universidades brasileiras. Outros eram formados em cursos como fisioterapia e enfermagem e entraram nos períodos finais da faculdade. Há registro ainda de pessoas que não tinham começado nenhuma faculdade e teriam participado do crime.

Em audiência de custódia na quinta-feira (28), a Justiça manteve a prisão dos 19 estudantes suspeitos de fraudar a transferência.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: Metropoles, G1.

Comente o que você achou desse post.