Indústria de games no Brasil cresce 169% em quatro anos

Indústria de desenvolvimento de games no Brasil cresce 169% em quatro anos, driblando o cenário macroeconômico que combina inflação e juros altos, o setor de games brasileiro desponta como hub na América Latina, fomenta novos negócios e amplia suas receitas.

Há 1.009 estúdios de desenvolvimento de jogos no país, um salto de 169% nos últimos quatro anos, quando o país abrigava 375 empresas desse tipo.

É o que aponta a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7/7), em painel promovido pela Abragames no BIG Festival, o maior festival de games da América Latina voltado para criação, networking e negócios, que vai até domingo no São Paulo Expo, em São Paulo.

De acordo com a intitulada Pesquisa Nacional da Indústria de Games, a quantidade de estúdios brasileiros atuando no setor subiu de 375, em 2019, para 1009, em 2022, ou seja, um aumento de mais de 160%.

📷 Indústria de games no Brasil cresce 169% em quatro anos | PlayReplay

Para Rodrigo Mandarino Terra, presidente da Abragames, “o estudo traz um mapeamento inédito da indústria brasileira de desenvolvimento de games e apresenta dados que colocam o país como um importante hub do setor na América Latina, além de um celeiro de talentos para o mercado global de jogos eletrônicos”.

“O aumento significativo na quantidade de estúdios, de 2018 para 2022, tem muito a ver com o amadurecimento da nossa indústria. Hoje, temos quase 20% dessas empresas em atividade por um período entre 10 e 15 anos”, continuou o executivo.

A pesquisa foi divulgada no Best International Games Festival, ou BIG Festival, evento sul-americano de jogos independentes que aconteceu durante esta semana em São Paulo.

O levantamento mostra também que, mesmo com a produção espalhada pelas diversas regiões do Brasil, o Sudeste ainda concentra mais da metade dos desenvolvedores, compondo uma fatia de 57% do setor. Em aparece o Sul, com 21%, Nordeste, 14%, Centro-Oeste, 6%, e o Norte, 3%.

O estudo informa ainda que atualmente o mercado de games no país conta com 12.441 profissionais ativos. Desse total, 29,8% são mulheres. Mais da metade das empresas do setor alegam promover diversidade no quadro de funcionários.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria games.

Fonte: Yahoo, Revista Peng.

Comente o que você achou desse post.