Google decidiu remover o modo Lite do Chrome

O Google decidiu remover o modo Lite do Chrome alegando falta de utilização pelos seus usuários. Esse recurso havia sido adicionado em 2014 na versão para Android no intuito de economizar o consumo de dados móveis, pois compactava páginas da web para reduzir o tamanho e melhorar o tempo de carregamento.

Com a chegada das tecnologias 4G e 5G, houve uma redução no custo dos pacotes de dados e aprimoramento na velocidade de abertura de páginas. Quase oito anos após a chegada do modo Lite, praticamente ninguém mais o usa como algo essencial, razão pela qual o Chrome 100 para celulares deve aposentar definitivamente o sistema econômico.

O anúncio foi feito no fórum do Google pelo gerente de suporte do Chrome identificado apenas como Craig. O Chrome 100 para Android e iOS está previsto para chegar ao canal estável em 29 de março de 2022, data no qual o modo Lite deixará de funcionar até para as versões mais antigas do navegador.

O Lite Mode, que o Google lançou como Data Saver em 2015, foi projetado para melhorar o carregamento de páginas da Web no Chrome, encapsulando o tráfego através dos servidores do Google em conexões lentas. O Google lançou a extensão Data Saver para Chrome em 2015 para versões desktop do navegador e integrou Data Saver nativamente no Chrome para Android em 2016.

A empresa preteriu a extensão Data Saver para versões desktop do Chrome em 2019 , mas manteve Data Saver sob o nome de modo Lite no Chrome para Android. Os engenheiros melhoraram o Modo Lite no mesmo ano no Chrome para Android, introduzindo o suporte para Lite Pages.

📷 Google decidiu remover o modo Lite do Chrome | Tom’s Guide

Uma nova mensagem do Chrome Support Manager Craig no site de ajuda do Google Chrome confirma que o Google está desativando o Modo Lite no Chrome para Android quando a versão estável do navegador atingir a versão 100. O lançamento está programado para 29 de março de 2022.

Em 29 de março de 2022, com o lançamento do Chrome M100 no canal estável, desativaremos o modo Lite, um recurso do Chrome para Android que introduzimos em 2014 como Chrome Data Saver para ajudar as pessoas a usar menos dados móveis em seus telefones e carregue páginas da web mais rapidamente.

Craig explica o raciocínio por trás da decisão. Os custos de dados caíram consideravelmente em muitas regiões e o Google integrou melhorias no Chrome que ajudam a reduzir o uso de dados.

Nos últimos anos, observamos uma diminuição no custo de dados móveis em muitos países e enviamos muitas melhorias para o Chrome para minimizar ainda mais o uso de dados e melhorar o carregamento de páginas da web. Embora o modo Lite esteja desaparecendo, continuamos comprometidos em garantir que o Chrome possa oferecer uma experiência de carregamento rápido de páginas da Web em dispositivos móveis.

O Google não revela o número de usuários que usaram o Modo Lite no Chrome para Android. Aqueles que o usaram podem considerar mudar para um navegador com um bloqueador de conteúdo integrado ou suporte a extensões para acelerar significativamente a navegação.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: G Hacks, Canal Tech.

Comente o que você achou desse post.