Golpe “mão fantasma”: Criminosos esvaziam contas bancárias

Entenda o golpe “mão fantasma”: Criminosos esvaziam contas bancárias invadindo celulares, é praticado por criminosos que enviam programas maliciosos que invadem o celular das suas vítimas.

A Polícia Federal fez um alerta para um novo tipo de golpe pela internet que permite a vítima ver sua conta bancária sendo “esvaziada” em tempo real. A estimativa da PF é que 40 mil pessoas já caíram nesse golpe em todo estado.

Assim como tantos outros golpes, os criminosos inventam uma história para conseguir colocar um programa malicioso no celular e assim ter acesso a qualquer conta bancária, ou mesmo sem instalar programa algum, consegue acessar a conta de alguém para poder roubar.

Os golpistas ligam para a vítima, se passam por uma central telefônica bancária e dizem notar movimentação estranha na conta, que pode ser uma compra suspeita ou um débito diferente. Assim, conseguem enganar a pessoa e pouco a pouco a vítima concede os acessos. 

Mas fora essa modalidade, há ainda outro jeito: enviar e-mail ou SMS com link falso para baixar aplicativo que promete atualizar o celular ou fazer uma limpeza urgente e necessária. 

📷 Golpe “mão fantasma”: Criminosos esvaziam contas bancárias | Canaltech

Como saber se abordagem é verdadeira?

Ao receber uma ligação ou mensagem de texto do seu banco anunciando alguma irregularidade suspeita, a pessoa deve desconfiar da abordagem e confirmar a ação ligando através dos canais oficiais da instituição, não por números enviados por mensagem.

O verso dos cartões de crédito costuma apresentar os números dos canais de atendimento do banco, pelo qual o usuário pode entrar em contato sem sair de casa. Se preferir, também é válido que o cliente compareça à sua agência para obter esclarecimentos.

Como posso me proteger?

A opção de autenticação em dois fatores para autorização de transações bancárias pode ser ativada nas configurações dos aplicativos, o que dificulta movimentações suspeitas sem autorização do usuário.

É importante que o cliente desenvolva o hábito de mudar regularmente as senhas de acesso aos aplicativos, criando senhas fortes com uma boa variação de caracteres. As senhas podem ser armazenadas em segurança em um gerenciador de confiança.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Minha Operadora, G1.

Comente o que você achou desse post.