Franceses são detidos após invadirem o Cristo Redentor para ver o nascer do sol
Uma dupla de franceses foi detida na madrugada da última segunda-feira (23) depois de passarem a noite em cima do monumento do Cristo Redentor para ver o nascer do sol. Militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que flagraram os aventureiros pela manhã, informaram que os turistas escalaram e invadiram o interior do monumento de 38 metros. A dupla foi levada para a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat) e liberada após pagar fiança de R$ 10 mil. Eles deverão se apresentar à Justiça posteriormente.
Em entrevista à AFP, na terça-feira (24), Clément Dumais, 28 anos, e Paul Roux-dit-Buisson, 27, contaram que permaneceram após o fechamento da entrada de visitantes e passaram a noite de domingo perto da estátua. Antes do amanhecer, os dois franceses entraram no monumento, subiram suas escadas internas e saíram por um dos braços para ver o nascer do sol do ponto turístico.
“Estávamos em pé em cima dos braços e da cabeça do Cristo e um segurança nos viu”, explicou à AFP Paul Roux-dit-Buisson. Foi neste momento que a aventura acabou para os dois jovens da região de Paris.

A polícia confiscou todas as fotos e vídeos do nascer do sol gravadas do alto do Cristo. Uma aventura que acabou sendo pouco proveitosa para os jovens franceses, que postam há dez anos nas redes sociais e no seu canal no YouTube imagens de seus feitos.
“Mas a vista era bem legal. Poucas pessoas têm a oportunidade de ver isso”, afirmou Roux-dit-Buisson, mais conhecido nas redes sociais como Paul RDB. “A gente pôde se colocar na pele de Cristo”.
Ambos foram presos em flagrante por dano e crime contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural.
Os franceses foram soltos após o pagamento de fiança. As câmeras que os dois levavam e as imagens e vídeos feitos por eles foram apreendidos e foram encaminhados para perícia.
O caso está sendo acompanhado pelo Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro. O Santuário do Cristo Redentor afirmou que não vai comentar o caso.
Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.
Comente o que você achou desse post.