França receberá nove obras de Picasso
A França receberá nove obras novas do falecido artista Pablo Picasso, já que sua filha Maya concordou em doá-las ao país, disse o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, hoje (19), confirmando reportagens anteriores. É a maior doação de quadros do artista desde 1990.
“É uma honra para nosso país dar as boas-vindas a estas obras de arte novas de Picasso. Elas enriquecerão e aprofundarão nossa herança cultural”, escreveu Le Maire em sua conta de Twitter.
A BFM TV e o jornal Le Figaro haviam noticiado que a filha de Picasso decidiu fazer a doação como parte de uma arranjo tributário com o Estado francês.
Entre as obras se destacam um retrato do pai de Picasso, de 1895, e “Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira”, um quadro pintado pouco depois de “Guernica”, em 1938.
“É uma honra para nosso país dar as boas-vindas a estas obras de arte novas de Picasso. Elas enriquecerão e aprofundarão nossa herança cultural”, escreveu Le Maire em sua conta de Twitter.

📷 França receberá nove obras de Picasso | Yahoo
As obras contribuem para manter o Museu Picasso de Paris como o maior depositário da obra do artista espanhol, com mais de 5.000 peças, incluindo 300 pinturas, além de 200.000 documentos e objetos.
A doação serve para que os herdeiros da família Picasso evitem grandes impostos por questões de sucessão.
Maya Ruiz Picasso (86 anos), filha de Picasso e de Marie-Thérèse Walter, foi representada, por motivos de saúde, na cerimônia de doação pelos filhos Diana e Olivier. O evento também teve a presença do ministro da Economia da França, Bruno Le Maire.
Maya foi pintada com frequência por seu pai quando era criança, nos anos sombrios da II Guerra Mundial e da ocupação alemã.
“É um novo enriquecimento (para o Museu Picasso) com obras que minha mãe sempre guardou com a intenção de que fossem para um museu”, disse à AFP Olivier Widmaier Picasso, neto do artista.
Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curiosidades.
Fonte: Forbes, Correio do Povo.
Comente o que você achou desse post.