Família canadense viaja pelo mundo antes que filhos fiquem cegos

Família canadense viaja pelo mundo antes que filhos fiquem cegos, as crianças, de 12, 7 e 5 anos, foram diagnosticadas com retinite pigmentosa, uma condição hereditária e degenerativa que geralmente começa a se manifestar na infância, levando à perda da visão com o tempo.

A família, de Montreal, no Canadá, compartilha a jornada por meio das redes sociais com mais de 10 mil seguidores pela conta “Le monde plein leurs yeux” (o mundo enche seus olhos, em tradução para o português). No Instagram, eles contam que os planos eram começar a viagem ainda em 2020, mas tiveram de adiá-los por conta da pandemia.

Enquanto esperavam o cenário epidemiológico melhorar, os pais levaram as crianças para conhecerem lugares próximos em atividades como acampamento e trilhas. Em março deste ano, com o avanço da vacinação e a queda nos índices da Covid-19, os seis finalmente partiram para viajar o mundo. Até agora, já visitaram países como Namíbia, Zâmbia, Tanzânia, Turquia e Mongólia, local que deixaram no último dia 31 rumo à Indonésia.

A jornada da família é compartilhada por meio das redes sociais na conta “Le monde plein leurs yeux” (o mundo enche seus olhos, em tradução para o português).

📷 Família canadense viaja pelo mundo antes que filhos fiquem cegos | Uol

Nas publicações feitas no Instagram, eles contam que o início da viagem pelo mundo estava programado para 2020. No entanto, os planos precisaram ser adiados por conta da pandemia.

O casal Edith Lemay e Sebastien Pelletier conta que a filha mais velha, Mia, começou a apresentar problemas de visão aos 3 anos. Dois outros filhos do casal, Colin e Laurent, também apresentaram sintomas semelhantes. Em 2019, foi confirmado que os irmãos, que agora tem 7 e 5 anos, tinham também o problema genético. O filho mais velho, Leo, de 9 anos, não foi diagnosticado com a condição.

Segundo a família, atualmente não há cura ou tratamento para retardar a progressão da doença e a deterioração da visão dos três filhos provavelmente acelerará na adolescência.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias.

Fonte: O Globo, G1.

Comente o que você achou desse post.