Em isolamento, bailarina de 11 anos vence concurso internacional pela internet

Um pequeno espaço vazio entre os móveis da sala de estar bastou para que a bailarina Sophia Heringer, de apenas 11 anos, ensaiasse os passos de uma coreografia de balé clássico por ela criada e que venceu o concurso online da Royal Academy of Dance, importante instituição de dança instalada em Londres. Há uma semana, ela recebeu a notícia da vitória e, nesta quarta-feira (15), se prepara para ganhar um dos prêmios do concurso: uma aula exclusiva, pela internet, com a bailarina principal do Birmingham Royal Ballet, Céline Gittens.

A ideia de participar do concurso partiu de uma das professoras de Sophia, que percebeu o empenho da menina em continuar a estudar balé apesar do isolamento social. Há pouco menos de um mês, Sophia começou a se dedicar integralmente à prática em casa, assistindo às aulas não mais no estúdio onde se prepara, mas na sala de estar do apartamento onde mora com os pais, em Belo Horizonte. 

“Ela é muito disciplinada, muito dedicada, treina de segunda a sexta-feira, faz fisioterapia, aulas de teatro… Ela é muito comprometida e participa de concursos há muito tempo. Nós ficamos preocupados em como seria esse período de quarentena sem ela poder ir ao estúdio para as aulas, mas ela continuou treinando aqui em casa do jeito que dava”, conta a mãe da bailarina, Juliana Heringer, de 47 anos.

📷 Sophia Heringer, de 11 anos|Juliana Heringer/Arquivo pessoal

Assim, ao descobrir que haveria um concurso pela internet e que seria julgado por meio das redes sociais, Sophia criou uma coreografia, escolheu a música que queria dançar e pediu que a mãe registrasse os passos em vídeo. A boa notícia chegou na semana passada. “O objetivo do concurso era que os bailarinos continuassem treinando em casa. Nós gravamos o vídeo e postamos no Instagram marcando a hashtag do concurso. Monitoro a conta da Sophia e, na semana passada, recebi a notícia enquanto estava no trabalho. Quando eu li que a bailarina principal da Birmingham havia escolhido o vídeo da Sophia, não acreditei. Na sala de casa a menina criou uma coreografia e ganhou um concurso mundial, é muita alegria. Essa notícia veio num momento muito importante”, relata a mãe, emocionada.

Com alguns poucos segundos entre uma aula e outra, da escola e do balé, Sophia contou que está animada para a aula com a bailarina da companhia inglesa. “Eu tô ótima, super empolgada. Fiquei superfeliz quando descobri”. Agora, a sala de estar do apartamento onde a família mora se tornou um verdadeiro estúdio de dança para a pequena bailarina, que começou a ensaiar os primeiros passos ainda com 2 anos.

“O vídeo para o concurso foi gravado bem no meio da nossa sala, perto do sofá. Mas alguns dias depois já estava diferente, a Margô, que é a professora de ponta da Sophia, nos emprestou as barras, o chão agora tem um piso próprio chamado ‘linóleo’ e colocamos espelhos. A sala não tem mais lugar para sentar, mas é tudo pela Sophia, tudo pelo sonho dela”. Aos 11 anos, a bailarina quer continuar treinando em casa pelo tempo que for necessário e já se prepara para as provas do estúdio onde dança, que, no fim do ano, serão acompanhadas por uma examinadora da Royal Academy. Aliás, nas próximas semanas ela receberá o segundo prêmio do concurso: um par de sapatilhas autografado pela bailarina Céline Gittens. 

Fonte: O Tempo

Comente o que você achou dessa notícia.