Dormir mais tarde não é prejudicial à saúde de crianças pequenas, desde que elas durmam horas suficientes

Crianças pequenas, com idade entre 2 e 5 anos, podem ir para a cama mais tarde sem prejuízo à saúde, mas desde que elas tenham horas suficientes de sono durante a noite, conclui um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

Publicada na revista “Pediatric obesity” em maio, a pesquisa é uma das primeiras a analisar os impactos de dormir mais tarde em crianças com idade pré-escolar.

📷 Criança dormindo | Clube dos sono

Ir para a cama depois das 21h foi o horário definido pelos pesquisadores como “dormir tarde”. Já a quantidade de horas suficientes de sono para uma criança foi definida como 10 a 11 horas por noite.

Contudo, os pesquisadores alertam que, para crianças acima cinco anos de idade, o hábito de ir dormir depois das 21h aumenta o risco de obesidade infantil, além de possível piora na qualidade do sono.

“Nossa pesquisa ajuda a confirmar a hipótese de que mais horas de sono é benéfico para crianças pequenas, mas colocá-las na cama mais cedo só é útil quando isso faz elas dormirem mais horas [durante a noite]”, explicou no material de divulgação dos resultados a médica Melyssa Roy, que conduziu o estudo.

“Sabe-se que crianças que dormem mais horas têm menor probabilidade de estar acima do peso”, diz Roy.

A pesquisadora aconselha, contudo, que os pais estimulem os filhos pequenos a irem dormir antes das 21h, independentemente da idade e, principalmente, que eles durmam a quantidade de horas suficiente durante a noite como forma de preservar a saúde das crianças.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria pesquisas.

Fonte: Bem Estar

Comente o que você achou dessa pesquisa.