Dinheiro traz felicidade e compra tempo, diz pesquisa

É comum ouvirmos falar sobre esses assuntos, que dinheiro não compra felicidade, não é capaz de comprar o tempo… Eis que surge uma pesquisa veiculada no periódico científico “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), constatando, segundo dados coletados, que o dinheiro pode sim nos dar o poder de nos livrar de tarefas trabalhosas, aumentando assim a nossa sensação de bem-estar.

Estudo realizado por pesquisadores da Escola de Negócios de Harvard, EUA, e da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, foram entrevistados mais de 6 mil pessoas dos EUA, Dinamarca, Canadá e Holanda.

📷 Dinheiro | GIPHY

O estudo constata que pagar para delegar tarefas domésticas como limpar e cozinhar tem ligação com relatos de uma maior satisfação com a vida… “As pessoas que contratam uma faxineira ou pagam ao filho do vizinho para cortar sua grama podem achar que estão sendo preguiçosas, mas nossos resultados sugerem que comprar tempo tem benefícios similares para a felicidade a ter mais dinheiro”, explica Ashley Whillans, professora da escola de Harvard e líder da pesquisa.

“Os benefícios de comprar tempo não se dão apenas para as pessoas mais ricas”, conta Elizabeth Dunn, professora da Universidade da Colúmbia Britânica e autora sênior do estudo.

“Achávamos que os efeitos só se manteriam para as pessoas que tinham uma boa renda disponível, mas, para nossa surpresa, descobrimos os mesmos efeitos em todo o espectro de renda.”

Um fato curioso é que apesar dos claros benefícios mostrados pelo estudo, os pesquisadores ficaram surpresos em ver quão pouco as pessoas gastam para ter mais tempo livre no dia a dia.

📷 Felicidade | GIPHY

Mesmo na parte da amostra com 850 milionários, quase metade declarou não gastar dinheiro para que outras pessoas cumprissem tarefas que não gostam de realizar. Já levantamento com 98 adultos empregados sobre como gastariam US$ 40 extras revelou que só 2% usariam o dinheiro de uma maneira que lhes desse mais tempo livre.

“Embora comprar tempo sirva para amenizar as pressões do dia a dia, poucas pessoas fazem isso mesmo que tenham condições de arcar com o gasto”, destaca Dunn.

“Muitas pesquisas mostram que as pessoas se beneficiam da compra de experiências agradáveis, mas nossa pesquisa sugere que elas também devem considerar gastarem dinheiro para se livrarem de experiências desagradáveis.”

Comente o que você achou dessa pesquisa.