Como escolher HD externo

Como escolher HD externo: além da capacidade de armazenar dados, é importante considerar alguns aspectos que podem aprimorar sua experiência com um novo HD externo.

A vida digital ocupa bastante espaço no computador. Fotos, vídeos, músicas, textos para a escola, planilhas de trabalho e muitos outros arquivos requerem gigabytes ou terabytes de disco rígido para armazenar tudo. Os HDs externos servem exatamente para isso: levar os dados presentes nos PCs para um local seguro.

E se poucos anos atrás falar em modelos com 1 TB ou 2 TB era um exagero, esse número hoje é mais que comum nos produtos à venda nas lojas on-line – tem equipamento que vai a 10 ou até 20 TB de capacidade, indicado para quem trabalha com vídeo e fotos profissionais.

Capacidade

Os modelos portáteis mais em conta têm 500 GB ou 1 TB de espaço interno para guardar arquivos. Já os HDs de mesa guardam mais dados e vão de 4 TB até 10 TB, no geral.

Antes de fazer a escolha é importante observar o que será armazenado: documentos, fotos e vídeos (em alta ou baixa qualidade), programas, sistemas operacionais, jogos, etc. De acordo com a sua necessidade fica mais fácil entender qual tamanho é o ideal.

Além disso, a diferença de preço entre um modelo de 1 TB para uma opção de 2 TB pode ser bem pequena. Assim, talvez seja mais interessante considerar o modelo que oferece mais espaço, desde que seja compatível com a sua proposta.

📷 Como escolher HD externo | Portal Vida Livre

Compatibilidade

Os HDs externos tendem a oferecer uma grande compatibilidade, afinal, utilizam a interface USB, que está presente em praticamente todos os dispositivos modernos. Porém, alguns dispositivos já são vendidos com configurações específicas para computadores Mac ou Windows, por isso é importante pesquisar antes de escolher.

Nos consoles também podem existir algumas limitações: no Xbox One, por exemplo, ao adicionar um HD externo, ele será formatado, fazendo com que ele não possa ser utilizado em PCs ou notebooks até que seja formatado novamente para um sistema de arquivos compatível com os computadores.

Além disso, existem modelos de HDs com interface USB 2.0 ou 3.0. Os modelos 2.0 são compatíveis com mais dispositivos, mas oferecem um desempenho inferior, enquanto os produtos 3.0 são mais velozes, mas não contam com um suporte tão grande em dispositivos mais antigos.

Dimensões e estrutura física

Para quem pretende transportar o HD externo e tem medo de deixá-lo cair, talvez seja interessante considerar modelos com um design mais resistente e que possuam recursos que inibam a perda de dados em caso de impactos ou quedas.

A grande maioria dos discos externos contam com um volume compacto, mas existem também versões um pouco mais robustas que normalmente oferecem mais recursos para tornar os discos mais confiáveis e resistentes. Há opções com capas protetoras externas ou até com a própria estrutura do disco mais rígida.

Velocidade de transmissão dos dados

Para quem prioriza o desempenho, o ideal é procurar por discos externos com suporte ao USB 3.0, que tendem a oferecer uma velocidade superior aos discos 2.0. Existem ainda algumas opções de armazenamentos externos que ao invés de utilizar discos mecânicos (HDD), trazem SSDs, que são mais velozes. O investimento em um SSD externo também sobe, mas pode valer a pena dependendo do que o usuário procura.

Para quem busca um disco para jogos ou armazenamento de arquivos de mídia, talvez seja interessante optar por HDs com maior desempenho, afinal, a velocidade vai impactar no tempo de carregamento e na experiência geral com o disco.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Tech tudo, G1.

Comente o que você achou desse post.