Cometa Leonard se aproxima da Terra

Um cometa está se aproximando da Terra — e pode se tornar visível a olho nu nesta semana. Trata-se do cometa Leonard (ou C/2021 A1 (Leonard)), que aparecerá no céu pouco antes do amanhecer. Será que ele repetirá o espetáculo do cometa C/2020 F3 NEOWISE em meados 2020? Este foi um dos mais incríveis da década, mas certamente não será o único visível a olho nu.

Descoberto em janeiro no Observatório do Monte Lemmon, no Arizona, pelo especialista em pesquisa Greg Leonard, o cometa que leva seu nome está prestes a se tornar visível para os que possuem um bom par de binóculos para astronomia, ou telescópios pequenos. Mas não será muito fácil observá-lo, porque ele nascerá ao leste, parto de onde o Sol surge no horizonte. 

O cometa descoberto por Gregory J. Leonard (daí seu nome) foi inicialmente visto “como uma mancha tênue” no início de 2021, quando passou pela órbita de Marte.

As observações e análises subsequentes mostraram aos cientistas que se tratava de um cometa com um longo período de órbita, de cerca de 80 mil anos — portanto, seu aparecimento próximo à Terra é um espetáculo excepcional.

📷 Cometa Leonard se aproxima da Terra | Canal Tech

Para observar o cometa Leonard, não há como errar: no final das madrugadas de dezembro, basta olhar em direção ao nascer do Sol e, então, um pouco mais para a esquerda, rumo ao nordeste. E há um bônus: Marte também nascerá ao lado do cometa, um pouco acima (e, portanto, antes) do Sol. Será uma aparição interessante deste cometa discreto, que leva 35.000 anos para completar uma volta ao redor da nossa estrela.

Em 12 de dezembro, Leonard estará em seu ponto mais próximo da trajetória da Terra, a quase 35 milhões de quilômetros de distância. Por volta dessa data, antes do amanhecer, Leonard será visto a olho nu em quase qualquer lugar do mundo.

Na segunda quinzena de dezembro, ele inverterá sua posição de norte para sul, explica a Nasa, e assim pessoas no Brasil e em outros países da América do Sul poderão vê-lo perto da linha oeste do horizonte.

Onde houver céu claro será possível ver a cauda do cometa a olho nu. Mas binóculos podem tornar mais fácil localizá-lo e rastreá-lo.

A Nasa capturou uma imagem de Leonard há pouco mais de uma semana, quando ele já exibia uma nuvem de poeira e gás verde e a “cauda” de poeira característica que esses objetos espaciais têm.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Olhar DigitalTecMundo.

Comente o que você achou desse post.