Cobra mais rara do mundo é achada ‘sem querer’ no interior de São Paulo

A cobra mais rara do mundo foi encontrada na cidade de Sete Barras, na região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. A ‘Jiboia do Ribeira’ (Corralus cropanii) é a segunda vista naquela região. A última foi capturada por moradores em 2017. Pesquisadores do Instituto Butantan confirmaram.

Essa espécie de cobra foi vista pela primeira vez há mais de 60 anos em Miracatu, cidade também localizada no Vale do Ribeira. Desde então, pesquisadores buscam por outros exemplares da mesma espécie.

📷 Jiboia mais rara do mundo | Revista Gallileu

Os dois animais encontrados em Sete Barras foram capturados por meio do projeto de educação e conservação ambiental realizado, desde 2016, com a moradores da área rural do Guapiruvu. Os moradores Paulo Vinicius Teixeira, Wilian Daniel Martins, Bernardo Alves dos Santos e Virgílio Gomes encontraram o animal após serem contatados pelos guardas do Parque Estadual Intervales, que viram a cobra se deslocando.

A descoberta foi feita no fim de outubro e divulgada após as primeiras pesquisas. Os pesquisadores explicam que o animal é uma fêmea adulta, de 1,35 metro de comprimento e 1,2 kg. O local onde o animal foi encontrado abriga a comunidade que é ativa na conservação e faz parte do Parque Estadual Intervales, além de ser inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Mar.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria notícias,

Fonte: PortalT5

Comente o que você achou desse post.