Carro voador “eVTOL” faz primeiro voo teste

Carro voador “eVTOL” faz primeiro voo teste ontem (9), na França, a inovação será usada para transportar visitantes durante os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Batizado de Volocopter 2X, o modelo viajou por cerca de 4 minutos no Aeroporto de Le Bourget, que fica perto da capital francesa.

A aeronave está equipada com 18 motores elétricos e, inicialmente, fará voos com velocidade baixa, de 20 km/h. Mas, o presidente da empresa, Dirk Hokeo, explica que o 2X pode atingir até 90 km/h.

“Depois desse teste, iremos nos preparar para solicitar a certificação. Os próximos meses serão muito desafiadores, precisamos receber o certificado de tipo e conversar com as autoridades para voar no ambiente urbano de Paris”, disse Hoke à Reuters.

Os eVTOLs (sigla para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), popularmente chamados de “carros voadores”, são parecidos com o helicóptero, mas fazem menos ruído e usam mais hélices.

No Brasil, empresas já correm para colocar esses veículos no céu. As companhias Gol e Azul devem receber os primeiros eVTOLs a partir de 2025. Já a Embraer promete entregar sua versão da aeronave para clientes a partir de 2026.

📷 Carro voador “eVTOL” faz primeiro voo teste | G1

Fundada em 13 de julho de 2020 na Sérvia, a PR-DC é uma empresa no ramo de fabricação de aeronaves verticais elétricas e de decolagem (eVTOL) e aeronaves VTOL elétricas híbridas para Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A PR-DC é uma empresa de responsabilidade limitada iniciada pela Pink International Company como principal acionista e possui cinco engenheiros mecânicos (quatro deles também são engenheiros aeroespaciais). Os fundadores discutiram pela primeira vez a ideia de fazer uma aeronave eVTOL em maio de 2020.

A PR-DC já projetou e voou sua primeira aeronave multicopter eVTOL de um passageiro para Mobilidade Aérea Urbana, chamada Flying Car. O voo inaugural do PR-DC Flying Car ocorreu em campo aberto em 24 de janeiro de 2021 em Šimanovci, República da Sérvia. A empresa declarou: “A Mobilidade Aérea Urbana Pessoal, como imaginávamos por décadas, acabou de chegar”. O nome Flying Car foi escolhido para tornar o mais fácil possível para as pessoas perceberem que essa tecnologia é real e alcançável.

A empresa afirma que possui um departamento interno completo de pesquisa e desenvolvimento, design interno de aeronaves, a capacidade de verificar a validade de suas aeronaves para fabricar o produto final. A empresa primeiro cria um modelo digital completo da aeronave, permitindo que quaisquer alterações de projeto sejam feitas, para otimizar a aeronave, testar a validade da aeronave e componentes de produtos dos projetos digitais.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: G1, Evtol.

Comente o que você achou desse post.