Carro voador completa voo teste de 35 minutos

O protótipo de um carro voador completou um voo teste entre dois aeroportos da Eslováquia. A tarefa inusitada foi realizada na segunda-feira e durou 35 minutos.

Batizada de AirCar, a máquina é equipada com um motor BMW e funciona com gasolina. Ele é capaz de percorrer até mil quilômetros e chegar a 2,5 mil metros de altura. São necessários apenas 15 segundos para o conversível se transformar em uma aeronave.

Seu criador, o professor Stefan Klein, disse que o veículo poderia voar cerca de mil km, a uma altura de 2,5 mil metros, e já havia rodado 40 horas no ar até agora. O carro precisa de dois minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave.

O professor Klein convidou repórteres para assistir ao voo na manhã de segunda-feira (28/06). Ele disse que a experiência foi “normal” e “muito agradável”.

As asas estreitas se dobram nas laterais do carro. No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h. O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.

Mas, ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e aterrissagem.

Há grandes expectativas sobre o novo mercado de carros voadores, que há muito tempo são anunciados na cultura popular como um marco visionário do futuro.

📷 Carro voador completa voo teste de 35 minutos | Yahoo

Em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040. E em um evento da indústria na terça-feira, o presidente-executivo da Hyundai Motors Europe, Michael Cole, chamou o conceito de “parte do nosso futuro”.

Esse tipo de veículo é considerado uma solução potencial para os problemas atuais de infraestruturas de transporte.

Stephen Wright, pesquisador sênior de aeronaves da Universidade do Oeste da Inglaterra, descreve o AirCar como “o filho de um Bugatti Veyron com um Cesna 172”.

“Tenho que admitir que isso parece muito bacana, mas tenho centenas de perguntas sobre o processo de certificação”, disse.

“Qualquer um pode fazer um avião, mas o truque é fazer um que voe e voe e voe por um milhão de horas, com uma pessoa a bordo, sem nenhum incidente. Mal posso esperar para ver o pedaço de papel que diz que é seguro de se voar e vender.”

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Correio Braziliense, Tecnologia IG.

Comente o que você achou desse post.