Apple venderá peças para que os clientes consertem seus iPhone

O medo que alguns usuários possuem na hora de comprar um iPhone é o reparo dos aparelhos, que podem ser bastante difíceis e caros, mas agora a Apple está se preparando para facilitar esse trabalho. Isso porque a fabricante está se preparando para vender peças e ferramentas de reparo dos smartphones da série iPhone, deixando o trabalho mais fácil e também dando a possibilidade dos usuários consertarem seus aparelhos em casa.

Essa novidade vir da Apple é uma grande surpresa, porque, como lembrado pelo The Verge, a gigante de Cupertino é conhecida por ser contra o conserto de aparelhos sem ser em suas próprias lojas. Um exemplo disso aconteceu nesta semana, com a empresa reativando uma “medida de segurança” que impede o ID Facial de funcionar caso o usuário trocasse o display do smartphone, algo que terá que ser desativado caso a empresa realmente queira facilitar o conserto.

A Apple está chamando essa novidade de ‘Self Service Repair’ (‘Auto-serviço de reparo’ em tradução literal) e deve lançar esse programa “no início do ano que vem” primeiro nos Estados Unidos, com uma expansão para mais mercados acontecendo futuramente. Inicialmente a fabricante disponibilizará instruções, ferramentas e peças para o conserto de aparelhos iPhone 12 e 13, mas ela irá aos poucos aumentando a quantidade de aparelhos que terão peças para vender, começando com os novos Macs com chipset Apple Silicon.

Ainda de acordo com a companhia, executar um conserto em domicílio não anula a garantia do dispositivo, embora isso possa acontecer caso você danifique ainda mais o produto no processo de repará-lo — portanto, é preciso seguir os manuais com atenção.

📷 Apple venderá peças para que os clientes consertem seus iPhone |

A iniciativa marca uma mudança significativa para a Apple, que historicamente restringiu o acesso a peças e manuais de reparo — bem como aplicativos de diagnóstico e calibração de dispositivos que passaram por consertos. Aliás, ainda precisamos saber como será que a Apple resolverá tais problemas de diagnóstico e calibração de reparos feitos em casa — a empresa não comentou ainda esse assunto.

No mesmo comunicado, a Apple informou que, nos últimos três anos, quase dobrou o número de locais de serviço com acesso a peças genuínas, ferramentas e treinamento, incluindo mais de 2.800 provedores de reparo independentes.

O programa — intitulado Independent Repair Providers — foi inicialmente lançado nos EUA em 2019, e desde então cresceu para mais de 200 países, permitindo que assistências independentes tenham acesso aos mesmos treinamentos, peças e ferramentas quanto outros prestadores de serviços autorizados da Apple.

Obviamente, a Apple continua oferecendo opções de reparo para clientes através da sua rede global de mais de 5.000 Centros de Serviço Autorizados, os quais atentem milhões de pessoas para serviços tanto dentro quanto fora de garantia para todos os produtos da empresa.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Mundo Conectado, Mac Magazine

Comente o que você achou desse post.