Apple anuncia iOS 16 

Apple anuncia iOS 16 na sua conferência anual de desenvolvedores apresentando seu software móvel de última geração, com novos recursos que permitirão aos usuários personalizar suas telas de bloqueio e alterar a forma como enviam mensagens de texto aos amigos por meio do iMessage.

Em sua Worldwide Developers Conference, que começou na segunda-feira, a Apple disse que adicionará mais recursos ao iMessage, incluindo a capacidade de editar ou cancelar o envio de mensagens. A empresa disse que essas duas opções estão entre os recursos mais solicitados pelos usuários.

Confira a seguir as principais novidades do iOS 16:

Tela de bloqueio interativa

A tela de bloqueio é a maior inovação do iOS 16, pois permitirá personalizar fontes e cores usadas. Será possível adicionar widgets e criar várias telas de bloqueio próprias, as quais poderão ser alternadas automaticamente ao deslizar pela tela ou alteradas individualmente.

Os papéis de parede fornecidos pela Apple serão constantemente atualizados com opções animadas, temáticas e com recursos que se integram à imagem. Por exemplo: será possível configurar o relógio ou os widgets para ficarem posicionados atrás da sua fotografia, em vez de cobrir o seu rosto.

As notificações também aparecem na tela de bloqueio de maneira diferente. Em vez de se acumularem na tela, eles “rolam” na parte inferior da tela. Há também um recurso de “atividades ao vivo” para exibir notificações associadas a um evento, como um passeio de Uber ou evento esportivo em um único bloco.

Os usuários também podem criar telas de bloqueio usando seus emojis favoritos ou combinações de cores. Com várias telas de bloqueio, as pessoas podem alternar entre seus favoritos com apenas um toque.

📷 Apple anuncia iOS 16 | Mundo Conectado

Notificações mais inteligentes

O modo Focus está mais poderoso, fácil de configurar e agora possui melhor integração com a tela de bloqueio do telefone. A adição permitirá vincular um papel de parede e widgets a alguma modalidade específica. Por exemplo: você pode configurar e-mail da empresa vinculado ao widget do Gmail no modo “Trabalho”.

Basta deslizar a tela de bloqueio para baixo e escolher a opção correspondente. Os novos filtros permitem configurar apps como Calendário, Mail, Mensagens e Safari para exibir apenas conteúdo relevante para aquele foco escolhido, seja ele pessoal, trabalho, dormir ou personalizado.

Além disso, o iOS 16 vai permitir que você apenas feche as notificações sem precisar dispensá-las de uma vez. Ao invés de acumular dezenas de ícones, você pode apenas agrupar tudo para verificar individualmente cada uma delas quando tiver mais tempo.

Live Text em vídeos

Já pensou como seria fácil parar um vídeo e poder copiar (no estilo Ctrl+ C e Ctrl + V) o conteúdo de uma carta ou de um menu? Isso agora vai ser realidade com o Live Text aplicado a vídeos: será possível extrair textos e traduções de vídeos ou fotos diretamente para o seu computador, iPhone ou iPad.

Com o Visual Look Up, imagens poderão ser selecionadas e transformadas em figurinhas com apenas uma seleção. Você escolhe o que deseja copiar, o app reconhecerá o contorno e vai destacar apenas aquele pedaço. Na apresentação, foi possível notar uma integração com o aplicativo Mensagens, mas outras podem chegar.

Carteira mais versátil

O aplicativo Carteira (Wallet) também receberá alguns recursos expandidos, com uma maneira de compartilhar IDs salvos com segurança e a possibilidade e enviar apenas as informações necessárias. Também será mais fácil compartilhar chaves salvas, inclusive de residências ou hotéis, com pessoas autorizadas.

O Apple Pay receberá um novo recurso chamado “Pay Later”, o bom e velho parcelamento de compras tão famoso no Brasil — mas inovador nos Estados Unidos. Dá para dividir o valor em até quatro pagamentos iguais, sem juros e sem taxas extras.

📷 Apple anuncia iOS 16 | Apple

Fotos compartilhadas

O aplicativo Fotos passará a oferecer um recurso de compartilhamento inteligente. Será possível configurar uma “biblioteca compartilhada” com pessoas da sua família, amigos, colegas de trabalho ou outros membros do grupo para acesso de forma automático. Assim, se você editar uma foto ou incluir alguma pasta nova, não é necessário fazer um novo ajuste, pois tudo será visível.

A Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud oferecerá uma nova maneira de compartilhar fotos na qual até seis usuários podem colaborar, contribuir e desfrutar. Os usuários podem optar por compartilhar fotos existentes de suas bibliotecas pessoais, compartilhar com base em uma data de início ou conforme o reconhecimento das pessoas nas fotos.

Novas ferramentas de e-mail

Um dos recursos mais curiosos (e úteis) do anúncio são as ferramentas de e-mail. Passa a ser possível agendar e-mails com antecedência e cancelar a entrega de mensagens antes de chegar à caixa de entrada do destinatário — parecido com o que o Gmail e o Outlook oferecem.

O Mail deverá ter o sistema de pesquisa totalmente reformulado com técnicas de aprendizado de máquina para fornecer resultados mais relevantes e precisos. Será exibido, por exemplo, e-mails, contatos, documentos e links recentes no momento em que começam a pesquisar.

A ferramenta de ditado (Dictation) oferece uma nova experiência no dispositivo que permite aos usuários alternar entre voz e toque com fluidez. Os usuários podem digitar com o teclado, tocar no campo de texto, mover o cursor e inserir sugestões sem precisar parar de falar.

📷 Apple anuncia iOS 16 | Apple

Enquanto o evento se concentrou em software, a Apple fez alguns anúncios de hardware.

A Apple apresentou um MacBook Air mais fino, mais leve e mais rápido, projetado em torno de seu novo processador interno M2. O MacBook Air de 13,6 polegadas é 25% mais brilhante do que antes, suporta carregamento MagSafe e possui uma câmera frontal aprimorada com o dobro da resolução do modelo anterior.

Com uma CPU de 8 núcleos, a Apple disse que o chip M2 promete desempenho 18% maior que o chip M1. O processador também vem com uma GPU de 10 núcleos – o dobro do M1 – juntamente com um desempenho gráfico 25% melhor.

O MacBook Air começa em U$ 1.099 e o MacBook Pro começa em U$ 1.299.

Alguns observadores da indústria também têm esperança de que a Apple (AAPL) possa oferecer uma visão antecipada de uma plataforma que se chama RealityOS. O sistema pode alimentar o fone de ouvido de realidade mista – um dispositivo vestível que se diz ser capaz de VR e AR – no qual a Apple está trabalhando há anos.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Canal Tech, CNN Brasil.

Comente o que você achou desse post.