Anvisa: Recolhimento do losartana potássica 

A Anvisa emitiu um comunicado sobre o recolhimento de todos os lotes dos produtos losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg, losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg e losartana potássica 50 mg e 100 mg comprimidos da marca Medley.  A medicação é indicada para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca.

A agência Nacional de Vigilância Sanitária afirmou nesta segunda-feira (14/3), que recebeu alertas internacionais relacionados à presença da impureza conhecida como “azido” (impureza nomeada como LADX) no insumo farmacêutico ativo (IFA) losartana potássica, bem como em outros fármacos pertencentes à classe das sartanas.

Foram emitidos alertas e realizadas ações de recolhimento da losartana por diversas autoridades reguladoras, a saber, European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare – EDQM (autoridade europeia), Health Canada (agência do Canadá), Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency – MHRA (agência do Reino Unido), Therapeutic Goods Administration – TGA (agência australiana), Health Sciences Authority – HSA (agência de Cingapura) e Swissmedic (agência suíça).

A Anvisa explica ainda que nem todos os produtos com Losartana de todas as marcas possuem o risco. “Até o momento, os recolhimentos publicados são uma medida de precaução iniciada pelas próprias empresas, pois não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação”, disse a Anvisa.

A recomendação é de que quem utiliza o Losartana não deve interromper o tratamento. Segundo a farmacêutica Sanofi Medley, que está recolhendo o produto no Brasil, parar o uso pode trazer riscos para o paciente. Então, nesse caso é preciso procurar um médico para avaliar a situação. A Sociedade Brasileira de Cardiologia disse em nota que “não foram relatados problemas semelhantes em outros medicamentos pertencentes à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina em nosso país, ou mesmo de losartana em monoterapia ou combinação por outras indústrias farmacêuticas”.

📷 Anvisa: Recolhimento do losartana potássica | Divulgação

Serão recolhidos os seguintes remédios com Losartana da Sanofi Medley:  

  • Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg 
  • Valtrian® 50mg 
  • 100mg (losartana potássica) comprimidos 

Pacientes que tiverem qualquer medicamento com Losartana em casa devem entrar em contato com o SAC da Medley por meio do telefone 0800-703-0014 (segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00) para que um representante da empresa faça a coleta. 

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria saúde.

Fonte: Jota, Olhar Digital.

Comente o que você achou desse post.