Anonymous declarou “guerra cibernética” contra a Rússia

O grupo hackers Anonymous declarou uma “guerra cibernética” contra a Rússia, afirmando ter tirado do ar vários sites do governo e da rede de televisão estatal RT News.

O ataque é uma resposta à ofensiva das tropas russa contra a Ucrânia. “O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo”, disse o grupo em mensagem postada no Twitter nesta quinta-feira, 24.

Os sites do governo russo, do Kremlin, da Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo), do Ministério da Defesa e da RT foram todos afetados pelo ataque cibernético.

O grupo anunciou que está apoiando a Ucrânia , pois o presidente russo, Vladimir Putin , ordenou operações militares especiais na região de Donbass. Contas de mídia social que afirmam representar o grupo anunciaram que derrubaram dezenas de sites russos em resposta à ação militar do país na Ucrânia.

Conforme confirmado pela rede de televisão internacional controlada pelo Estado russo, RT, sites do governo russo, o Kremlin, a Duma e o Ministério da Defesa foram todos afetados pelo aparente ataque cibernético. Alguns dos sites atacados ficaram mais lentos, enquanto outros foram colocados offline.

O grupo hacker informou também que a Rússia estaria preparando um bombardeio em massa contra Kiev, capital da Ucrânia.

📷 Anonymous declarou “guerra cibernética” contra a Rússia | Tudo Celular

“Queremos que o povo russo entenda que sabemos ser difícil para eles falarem contra seu ditador por medo de represálias. Nós, como um coletivo, queremos apenas paz no mundo. Queremos um futuro para toda a humanidade. Então, queremos que entendam que isso é inteiramente direcionado às ações do governo russo e de Putin”, anunciou o grupo.

Além disso, o Anonymous ainda revelou que a Rússia está planejando um “bombardeio massivo” na capital da Ucrânia, Kiev, ainda nos próximos dias.

Em outra publicação no Twiiter, o Anonymous disse que, embora suas operações estivessem “visando o governo russo”, também havia “uma inevitabilidade de que o setor privado também fosse afetado”.

Anonymous é um grupo internacional de hacktivistas (ativistas que são hackers). O grupo esteve envolvido em vários grandes ataques cibernéticos em todo o mundo e não é a primeira vez que chega às manchetes. Originado em 2003, o grupo chegou à lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time no mundo.

O grupo já atacou agências governamentais de vários países, incluindo Estados Unidos, Israel, Uganda, Turquia e outros. Ele também tem como alvo muitas grandes corporações, incluindo PayPal, MasterCard, Visa e Sony. Embora as forças da lei em todo o mundo tenham prendido vários hackers por envolvimento em ataques cibernéticos do Anonymous, o grupo ainda está ativo.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: The Times of India, Catraca Livre, TecMundo.

Comente o que você achou desse post.