Andy Jassy, o novo CEO da Amazon

Enquanto Bezos conquistou fama não só pelo sucesso à frente da empresa que fundou, mas também por ter se tornado o homem mais rico do mundo, Jassy já tinha papel fundamental na gigante da tecnologia, mesmo sendo pouco visto na mídia.

Ele é quem comanda desde o início o Amazon Web Services (AWS), a importante divisão de serviços de armazenamento e processamento de dados da empresa que gera mais lucro que a loja.

Aos 53 anos, era o favorito para suceder Bezos, um dia. Conheça mais sobre sua trajetória abaixo.

Andy Jassy entrou para a Amazon há 24 anos, em 1997, pouco depois de concluir seu MBA na Harvard Business School, uma das principais universidades de negócios do mundo.

Ele foi para o departamento de marketing da companhia e, segundo o jornal “Financial Times”, se interessou pela ambição da Amazon de se tornar mais do que uma loja de livros. A empresa tinha sido fundada em 1994.

📷 Andy Jassy, o novo CEO da Amazon | CNN

O empresário estadunidense Andy Jassy participou da fundação da AWS em 2006, mas desde 2000 já atuava como assistente direto de Bezos. Segundo o aplicação Business Insider, Jassy é confidente pessoal do atual CEO da Amazon, e esteve envolvido em grande parte das decisões polêmicas da empresa ― inclusive na defesa de softwares de reconhecimento facial.

Foi através da liderança de Jassy que a Amazon Web Services foi capaz de se tornar um negócio avaliado em US$ 40 bilhões. Segundo o portal Geek Wire, a AWS é, hoje, responsável por 67% de todo o lucro operacional do grupo Amazon.

O futuro CEO da Amazon tem 53 anos e formou-se em Harvard imediatamente antes de entrar na empresa, em 1997. Ele nasceu e foi criado no estado de Nova Iorque, sendo um grande fã de esportes ― o time de hóquei no gelo Seattle Kraken é uma de suas posses.

Antes de Jassy, o nome mais cotado para assumir o cargo de Bezos era Jeff Wilke, CEO global de consumo da empresa. Contudo, Wilke anunciou sua aposentadoria em agosto de 2020, deixando o caminho livre para o líder da AWS. 

“Andy é bem conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele será um líder excepcional, e tem toda a minha confiança”, comenta Bezos em sua despedida.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria curiosidades.

Fonte: Whow, Plantão dos Lagos,

Comente o que você achou desse post..