Android 13 é lançado oficialmente

Google anuncia finalmente o lançamento do novo sistema operacional mobile, Android 13 é lançado oficialmente. Segundo a empresa, seu novo sistema operacional estará disponível inicialmente para os celulares da linha Pixel, que foram criados pela companhia.

Porém, foi prometido que ainda em 2022, smartphones Samsung, Asus, Nokia, iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Vivo, Xiaomi, entre outros, irão receber o Android 13.

Ao instalar o Android 13, o celular irá ganhar diversas funções novas como, por exemplo, utilizar a cor de certos aplicativos para outros apps, alterar de forma independente o idioma de cada aplicativo, mais opções para controlar a privacidade, copiar texto e imagens de um smartphone Android para outro com um único toque, entre outras.

Um sistema renovado

Com o Android 13, o Google introduziu uma das maiores mudanças de visual do sistema até então. Foram recriados widgets e a linguagem de design Material You agora é estendida para o tema, aplicativos e áreas do sistema com base na cor do papel de parede utilizado.

Em termos de segurança, a atualização também permitirá que o usuário selecione quais fotos poderão ser acessadas pelo aplicativo, eliminando a necessidade de fornecer uma permissão geral para todos os arquivos.

A área de transferência também evitará que informações sensíveis sejam mantidas por mais tempo. Assim, ao copiar um endereço, e-mail, telefone e afins, o sistema automaticamente limpará o histórico. Outra novidade é sobre as notificações: com o Android 13, os aplicativos precisarão explicitamente pedir permissão para enviá-las.

📷 Android 13 é lançado oficialmente | Isto É Dinheiro

Confira alguma das novidades

  • O Android 13 vem com aparência e estilo evoluídos. Dando continuidade ao Material You, agora é possível personalizar aplicativos que não sejam do Google para combiná-los com o tema e as cores do seu papel de parede. Com isso, a tela principal do aparelho fica mais coerente, e reflete seu estilo pessoal.
  • Não importa se você é fluente em mais de uma língua ou se está aprendendo novos idiomas: é possível determinar diferentes línguas para cada aplicativo. Ou seja: dá para deixar o sistema do celular em um idioma, e cada app em outras línguas diferentes.
  • O Android 13 apresenta um reprodutor de mídia atualizado que aprimora a aparência ao tocar músicas, podcasts e outras mídias por meio do Chrome. Por exemplo, ao ouvir uma música, ele destaca a capa do álbum e sua barra de avanço ‘dança’ à medida que a canção progride.
  • A nova versão do Android também é possível personalizar o modo Hora de Dormir, com uma redução na luminosidade do papel de parede e um tema escuro. São opções de tela que ajudam os olhos a se ajustar à escuridão na hora de deitar – ou voltar ao sono quando a gente acorda no meio da noite e dá uma olhada no celular.
  • Acabou aquele tempo em que era preciso compartilhar toda a biblioteca de fotos e vídeos com os aplicativos. No Android 13, dá para escolher apenas fotos e vídeos específicos.
  • Com isso, você evita acessos indesejados à área de transferência. Caso você copie informações sensíveis como e-mail, endereço, número do celular ou dados de login no aparelho, o Android automaticamente limpa o histórico da área de transferência depois de um período de tempo.
  • Além disso, o Android 13 ajuda a controlar as notificações e garante que você só vai receber os alertas que desejar. Agora, os aplicativos que você baixar terão de pedir permissão para mandar alertas, em vez de mandar esses avisos por padrão.
  • Com o Spatial Audio, você se sente no centro dos acontecimentos. Em headphones compatíveis, que permitem rastreamento de cabeça, o Spatial Audio altera a fonte do som para se ajustar aos movimentos da cabeça. Isso cria uma experiência imersiva em celulares e tablets Android.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Oficina da Net, Tecmundo.

Comente o que você achou desse post.