Amamentação de mãe vacinada com CoronaVac protege também o bebê contra a Covid-19

O Instituto Butantan, responsável pela fabricação de distribuição da vacina contra a Covid-19, CoronaVac, juntamente com a farmacêutica chinesa Sinovac, afirmou que mães vacinadas com o imunizante passam anticorpos para seus filhos através da amamentação.  

“Eles [anticorpos] vão passar através do colostro para o bebezinho, por isso é importante e a gente sempre falar que as mães devem amamentar, porque é o primeiro coquetel concentrado para proteger todas as mucosas do bebê, e que segue para o leite”, afirmou a pesquisadora e liderança científica do Instituto Butantan, Denise Tambourgi.  

A pesquisadora ainda relata que a mãe vacinada passa os anticorpos para o bebê e isso poderá protegê-lo ao menos pelo período em que ele ainda está amadurecendo o sistema imunológico.  

📷 Amamentação de mãe vacinada com CoronaVac protege também o bebê contra a Covid-19 | Revista Crescer

“Uma mãe vacinada vai passar os anticorpos para o bebê e protegê-lo ao menos pelo período em que ele está ainda amadurecendo o seu sistema imunológico”, complementa a pesquisadora, que é bióloga, além de mestre e doutora em imunologia.

Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) demonstrou que lactantes vacinadas com o imunizante produzido pelo Butantan e a Sinovac também passaram a proteger os seus filhos quando amamentavam.

A imunização de crianças foi um dos temas debatidos no CoronaVac Symposium, evento internacional promovido pelo Instituto Butantan e pela Sinovac entre os dias 7 e 9/12 com a participação de pesquisadores brasileiros de diversas áreas e especialistas dos Estados Unidos, Turquia, Chile, China e Espanha.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria saúde.

Fonte: Butantan, Olhar Digital.

Comente o que você achou desse post.