Aeroporto de Congonhas inicia testes de embarque por reconhecimento facial

O Aeroporto de Congonhas iniciou nesta semana testes de reconhecimento facial com pilotos e comissários de bordo. O programa Embarque + Seguro 100% Digital do Governo Federal dispensa a apresentação dos documentos de identificação dos tripulantes no momento de acesso à sala de embarque e aeronaves. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. 

O Embarque +Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. A solução tecnológica foi desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, e conta com a contribuição ainda da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, companhias aéreas, operadoras de aeroportos e empresas de tecnologia da informação.

Inicialmente, estão sendo realizados testes com tripulantes das empresas aéreas Azul, Gol e Latam com base em Congonhas. A fase de testes terá duração de 15 dias (podendo ser ampliada) e será estendida para o Aeroporto Santos Dumont (RJ). A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas Digicon, Idemia e Azul/Pacer.

📷 Aeroporto de Congonhas inicia testes de embarque por reconhecimento facial | R7

No momento do controle de acesso à Área Restrita de Segurança (ARS), um equipamento de leitura biométrica coleta a leitura facial do tripulante e valida os parâmetros biométricos junto à base de dados da CHT Digital, confirmando se o indivíduo é tripulante da aviação civil e a validade do documento. Em caso de identificação biométrica positiva, o tripulante terá o acesso liberado à ARS do aeroporto sem a necessidade de apresentação de documentos.

Se a identificação falhar, o tripulante ainda poderá contar com a confirmação convencional por um agente aeroportuário. Além disso, as checagens de segurança seguem sendo feitas normalmente, mesmo com o acesso biométrico.

O Embarque +Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: Canal Tech, Mundo Conectado.

Comente o que você achou desse post.