A União Europeia quer um carregador padronizado para telefones celulares e outros dispositivos

De acordo com uma proposta lançada na quinta-feira pela UE, haveria um carregador universal para todos os telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis – não importa se você tem um iPhone ou Kindle ou qualquer outra coisa.

“Os consumidores europeus ficaram frustrados por muito tempo com carregadores incompatíveis amontoando-se em suas gavetas”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente executiva de Uma Europa Adequada para a Era Digital, em um comunicado.

“Demos muito tempo à indústria para apresentar suas próprias soluções, agora é hora de uma ação legislativa para um carregador comum”, acrescentou ela.

A Apple se manifestou contra a mudança. “Continuamos preocupados com o fato de que uma regulamentação rígida que exige apenas um tipo de conector sufoca a inovação em vez de encorajá-la, o que, por sua vez, prejudicará os consumidores na Europa e em todo o mundo”, disse a empresa em um comunicado.

A empresa também se queixou do prazo de transição de 24 meses para as empresas cumprirem a legislação assim que ela seja adotada.

📷 A União Europeia quer um carregador padronizado para telefones celulares e outros dispositivos | Mundo Conectado

O comissário para assuntos de indústria da Comissão Europeia, Thierry Breton, citou a variedade atual de diferentes tipos de cabos para carregamento de dispositivos. “Meu trabalho é acabar com este mar de cobras sempre que possível”, brincou ele durante entrevista a jornalistas.

Breton também minimizou as queixas da Apple. “Conheço estas empresas há anos. Toda a vez que avançamos com uma proposta elas começam a dizer ‘ah! vai ser contra a inovação’. Não, isso não é contra a inovação, não é contra ninguém. Como tudo o que a Comissão faz, isto é pelos consumidores”, afirmou ele.

Metade dos carregadores vendidos com celulares em 2018 eram compatíveis com portas USB micro-B, 29% com USB-C e 21% com o conector Lightning, da Apple, segundo dados da Comissão.

A proposta precisa ser aprovada pelos países membros e parlamentares da UE.

Veja mais conteúdos relacionados em nossa categoria tecnologia.

Fonte: NPR, CNN.

Comente o que você achou desse post.